Pular para o conteúdo principal

Tapetes

Formas, cores e texturas
O tapete é sempre bem vindo numa sala. Com formas e cores variadas dão um toque agradável em qualquer ambiente.
Possuem várias funções práticas: aquecem e são aconchegantes, escondem eventuais defeitos no chão, abafam ruído e protegem o chão de riscos.
O tamanho ideal do tapete depende de qual será a sua utilização. Caso ele seja usado para dividir a sala de estar da sala de jantar, deverá ter a largura dos móveis que ira separar. Se for utilizado para realçar um móvel deverá ter alguns centímetros a mais do limite do móvel.
As cores dos tapetes devem estar em harmonia com o restante da decoração, ou seja, os tapetes devem conter pelo menos uma das cores neutras presentes nas paredes ou nos têxteis da sala. Dependendo da sua localização, os tapetes claros vão sujar mais rápido do que os tapetes escuros porém, um tapete claro, por exemplo, cria a ilusão de ampliação de espaço. É isso as vezes compensa o valor e o trabalho extra!

Manutenção
Para manter a beleza do seu tapete, alguns cuidados são necessários.
O uso de capachos na entrada ajuda a conservar os tapetes maiores, retendo a maior parte da sujeira trazida da rua.
Passe bem o aspirador de pó em todos os tapetes, pelo menos uma vez por semana. Além de evitar problemas respiratórios, esse cuidado ajuda na conservação.
Uma boa dica é esparramar bicarbonato de sódio em pó no tapete, deixar agir por 15 minutos, e passar o aspirador. Isso fará com que ele fique com cheiro e aspecto de novo.
Mude a posição do seu tapete a cada três meses, isso evita que um lado fique mais desbotado do que outro.
Para secar líquidos derramados, não use produtos químicos; use somente papel para absorver o excesso e pano úmido, com sabão neutro ou de coco.
Evite colocar vasos com plantas sobre o tapete, mesmo protegidos por pratos, pois o material orgânico em contato com a umidade sofre um processo de deterioração.
Tapetes de materiais sintéticos podem, em geral, ser lavados à seco.
Tapetes mais delicados merecem atenção especial. Se não tiver tempo, deixe o serviço para uma lavandeira especializada.

Agora é só escolher o tapete que mais combina com sua sala!
Sala de estar com tapete vermelho e jantar com tapete triangular

Verdadeiro projeto paisagistico!!!

Fontes
http://eudecoro.com/artigos/guia-para-escolher-tapetes;
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tapete/
http://www.whala.com.br/tag/tapete/

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…