31 de outubro de 2010

Como organizar e conservar os CDs

Você observou como acumulamos CDs? Geralmente, cada membro da família possui sua coleção particular. Algumas coleções são mais organizadas, outras nem tanto, e assim vão ocupando espaços cada vez maiores em nossas estantes. O que fazer?

Encontrei estas sugestões que vão ajudar nessa organização

1. Analise aquilo que você realmente gosta de ouvir ou ver. Se você possui na sua coleção, CDs (dvds) que nunca ouviu porque foram presentes que você não gostou e não sabe o que fazer com eles, a melhor opção é descartá-los.

2. Escolha o espaço adequado para que, os CDs que já possui e os que pretende adquirir ao longo do tempo, fiquem organizados. Leve em conta a velocidade de crescimento da sua coleção para dimensionar o espaço necessário. Caso contrário terá que reorganizar sua coleção em pouco tempo.

3. Classifique sua coleção em categorias e subcategorias. Depois de contar seus CDs (dvds), separe-os em categorias como Clássica, MPB, Rock, Rock Alternativo, Pop Rock, Reggae, Coletâneas, Infantis, etc. Tudo se resume em organizar sua coleção por categorias que sejam familiares e práticas para você.

4. Depois de separadas as subcategorias, coloque tudo em ordem alfabética, seja por título, compositor ou artista.

5.  Se a sua coleção de CDs é muito ampla você pode criar um banco de dados. Há softwares disponíveis no mercado que permitem que você crie um cadastro dos seus CDs. Com programas desse tipo você pode pesquisar em seu PC qualquer música, filme ou outro material e saber exatamente em que local pode encontrar o que procura.

Móveis especiais e idéias interessantes

• Na parede, em forma de mandala, uma ótima opção decorativa, mas que deixam os CDs expostos à poeira.


• Prateleiras – deixam os CDs à mostra e servem de iniciador de conversa para convidados. Prefira as horizontais, pois as torres são difíceis de manter-se organizadas. Aqui foi aproveitada uma cristaleira antiga.


• Gavetas com divisórias, dentro de sua estante, caixas ou baús são uma ótima alternativa à poeira.
Mas, as gavetas feitas sob medida, são excelentes! 

• Fichários de CDs – Economizam espaço para que mora em local pequeno.
Esta sugestão de gavetinhas é belíssima.


• Porta-CDs – são ideais para viagens.

• Mantenha tudo em ordem. Coloque os CDs de volta onde os encontrou. Se começar a deixar os discos fora do lugar pode danificá-los e não encontrá-los quando quiser.


• Sempre que ouvir um CD deixe a caixa vazia um pouco para fora na prateleira e dá próxima vez que se sentir tentado a acumular uma pilha de CDs avulsos pare e reorganize!

Gostou da dica? Um dia a gente pode precisar...

3 comentários:

  1. Ro não tenho muitos Cds mas adorei a dica !!! Os meus ficam numa prateleira e estão bem organizadinhos. Seu blog é muito bom, eu adoro !!! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Porreiro era sabermos onde é que se podem comprar este tipo de soluções, digo eu...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo