Pular para o conteúdo principal

No Dia Mundial de Combate ao AVC, aprenda a identificar os sintomas do problema


Uma em cada seis pessoas no mundo terá um AVC (Acidente Vascular Cerebral, popularmente chamado de derrame), ao longo da vida. É por isso que nesta sexta-feira (29), dia mundial de combate ao problema, especialistas alertam para a importância de se reconhecer os sinais causados por uma obstrução ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais.

Primeira causa de mortes e incapacidades no Brasil, o AVC pode ser dividido em dois tipos: isquêmico (cerca de 80% dos casos) e hemorrágico (cerca de 20%). O primeiro é causado por um coágulo que obstrui a artéria, levando à morte de neurônios. Já no AVC hemorrágico o sangue é extravasado para dentro do cérebro, comprimindo os neurônios.

“Para o AVC isquêmico, existe uma medicação que pode ser administrada na veia, até 4h30 depois do início dos sintomas, que pode diminuir em 30% a chance de o paciente ficar com sequelas graves”, explica a neurologista Adriana Conforto, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). É por isso que buscar ajuda assim que os sinais aparecem é fundamental.

O AVC pode se manifestar por um ou mais do sintomas:
  • Fraqueza ou formigamento de repente, em um dos lados do corpo
  • Dificuldade súbita para falar
  • Dificuldade súbita para enxergar ou visão dupla
  • Dificuldade súbita para caminhar ou perda do equilíbrio
  • Tontura com sensação de que tudo está girando
  • Dor de cabeça muito forte, de repente, sem causa aparente
“É preciso que, após o início dos sintomas, o serviço de emergência (Samu – número 192 em todo o Brasil) seja acionado e que o paciente seja levado rapidamente a um pronto-socorro de um hospital que possa oferecer tratamento”, alerta a médica.


Fatores de risco

Em um estudo realizado na população de Joinville (SC), pesquisadores detectaram que o principal fator de risco em pacientes com AVC isquêmico é hipertensão (pressão alta), presente em 59,3% das vítimas. Em seguida, apareceram o colesterol elevado (28,5% dos casos), o tabagismo (24,9%) e o diabetes (26,9%). Consumo excessivo de álcool, obesidade e sedentarismo também podem aumentar a predisposição à doença.

“Quanto maior o número de fatores de risco, maior a chance de uma pessoa ter um AVC. E quem já teve um tem risco maior de ter outro”, previne a neurologista.

Para evitar o derrame e outras doenças vasculares, as recomendações são as seguintes: controlar a pressão alta, o diabetes, o colesterol e eventuais doenças do coração, se for o caso, além de fazer exercícios físicos regularmente, evitar a obesidade por meio de uma dieta saudável, limitar o consumo de álcool e não fumar.

Postagens mais visitadas deste blog

30 dias de organização em um desafio por dia

Coloquei um desafio diário para 30 dias de organização no grupo da agenda de casa. Gente, funciona  mesmo, dizem as participantes do grupo porque organizar acaba se tornando um hábito. 
Quer participar de desafios desse tipo? Temos um desafio para cada dia. Junte-se ao Grupo da Agenda de Casa.  


Reserve um período do dia para se dedicar à organização de sua casa. Prefira um horário em que você esteja com a mente descansada. Marque um compromisso de 15 minutos com você e agende.  Faça o mais rápido que puder, mas não deixe de fazer.
Não complique a tarefa da organização, mantenha-a simples e fácil. Descubra estratégias que funcionam para você e coloque em prática todos os dias. Em breve, 15 minutos por dia se tornarão um hábito e você vai querer organizar alguma coisa que esteja fora do lugar sempre.
Organize a gaveta de meias. Retire todas as meias e organize os pares. Verifique se todas estão em boas condições de uso. Guarde somente os pares organizados. Guarde meias finas enroladas …

A casa e a "teoria das janelas quebradas"

Se um vidro se quebra no prédio e ninguém conserta, rapidamente os demais estarão quebrados.

Se o carro começa a fazer barulho e não arrumamos, em pouco tempo outros ruídos aparecerão e ninguém se incomodará com isso.

Se em casa a lâmpada queima e você não troca, algum tempo depois outros problemas na casa não o incomodarão mais.

Se você tem alguma coisa pra resolver e não resolve, as “janelas quebradas” vão se acumulando e, depois de um tempo, por serem muitas, já não terá vontade de arrumá-las.

A Teoria das Janelas Quebradas está presente em muitas situações, inclusive na vida de pessoas, que “empurram com a barriga” ou deixam de resolver coisas importantes, permitindo que várias “pequenas janelas” sejam constantemente quebradas e, sem perceber, com o passar do tempo, dado o acúmulo de problemas e situações não resolvidas, simplesmente “abandonam” suas próprias vidas, deixando de viver para simplesmente sobreviver.

O cuidado com a saúde é um exemplo bem típico. Sentimos alguma cois…

Como organizar uma agenda pessoal

Nossa agenda pessoal envolve muitas atividades diárias, semanais e mensais. Por isso uma boa organização da agenda é super necessária. Veja como planejar e otimizar  sua agenda com sucesso.




Como fazer um planejamento passo-a-passo:
Em primeiro lugar divida sua vida em 3 prioridades permanentes: (vida pessoal, vida familiar e trabalho)
Pessoal – coloque no papel tudo que você deseja para a sua vida: emagrecer, começar academia, parar de fumar, fazer uma lipo, começar um curso de inglês, fazer um curso de culinária, ler 1 livro por mês, usar menos a internet; fazer um clareamento dental...
Família – coloque no papel tudo que envolve sua família: trocar de carro, comprar um apto maior; uma viagem a Disney com as crianças, reformar  e trocar os eletrodomésticos da cozinha, fazer uma 2ª viagem de lua de mel...
Trabalho – coloque no papel seus planos profissionais: aumentar minha carteira de clientes em 50%; alcançar a posição de liderança em... Nas vendas diretas temos a vantagem de construir …

Como arrumar a cama sem perder tempo

Dez entre dez pessoas ficam muito felizes ao encontrar sua cama bem arrumada. Isso sem contar que, durante o dia, ela é o centro das atenções do quarto. Mesmo em um cômodo privado, que não recebe muitas visitas, uma cama bem feita passa a sensação de arrumação e conforto. Então, por que não deixar a cama bem arrumada, bonita e preparada para uma ótima noite de sono? E acredite, nem demora tanto, apenas cinco minutos! Siga os quatro passos para ter uma cama linda sem muito esforço. Escolha a roupa de cama adequadaIndependentemente das estampas e cores de sua preferência, os itens mais importantes na escolha da roupa de cama são o tamanho e o material. Afinal, não é nada higiênico ter um lençol ou manta que arraste no chão, nem aquele protetor de colchão com elástico que solta de um lado quando prende do outro, e muito menos ter de espremer os travesseiros para que eles caibam nas fronhas.
Para evitar esses pequenos incidentes que vão tomar mais tempo na hora da arrumação, e tirar a paciê…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…