Pular para o conteúdo principal

Lençóis de percal

Percal é o tecido mais utilizado na confecção de lençóis. O percal é produzido com fio 100% algodão. É um fio nobre, não contém impurezas e não cria bolinhas.

Nesse tipo de tecido usa-se a contagem por fios, isso quer dizer quantos fios a trama possui por polegada quadrada. Quando dizemos, por exemplo, que aquele tecido tem 180, 300 ou 800 fios, isso significa que para confeccionar uma polegada quadrada daquele tecido foram utilizados, na sua trama, 180, 300 ou 800 fios.

A partir de 180 fios, os lençóis passam a ser chamados de percal. A trama possui estrutura simétrica e pode ir de 180 a 600 fios por polegada quadrada. Por isso, quanto maior o número de fios, mais o lençol tende a ter preços mais elevados. Com relação ao lençol percal de 180 fios, existem duas versões: de puro algodão ou misto (50% algodão e 50% poliéster), que tem a vantagem de não precisar ser passado, mas a desvantagem de formar as temidas bolinhas, devido à mistura de tecidos.
Os lençóis de algodão egípcio diferenciam-se por terem fibras mais longas e acabamento de alta qualidade. São considerados os melhores e mais valorizados tecidos de algodão do mundo.

Para uma noite tranquila de sono, a temperatura ambiente deve ser inferior a 24ºC, conforme constatou o Instituto do Sono da USP. Se você não tiver ar-condicionado no quarto, recursos como a escolha do lençol podem ajudar a refrescar o ambiente. Roupas de cama de fibras naturais, com fios por polegadas superiores a 200 e tramas espaçadas são os mais indicados. Um bom ventilador também ajuda!

Assim como qualquer roupa, a de cama também é comprada por tamanho.Veja abaixo os diversos tamanhos de cama, medidos em altura e largura, respectivamente, para você não errar na compra de seu jogo de cama:

– King size: 193 x 203 cm;

– Queen size: 198 x 158 cm;

– Casal: 188 x 138 cm;

– Solteiro king: 205 x 100 cm;

– Solteiro: 188 x 88 cm.


Escolha das cores

Os tons vão depender do gosto de cada um e os objetos decorativos do quarto devem ser levados em consideração. Paredes coloridas, abajur, tapetes, cortinas e quadros, tudo deve estar em harmonia. Caso o ambiente tenha muita informação, o ideal é optar por lençóis sem estampas. Já em ambientes claros, com decoração mais neutra, exagere nas cores. Sobreposição de estampas também é uma boa pedida.

Kit completo

O jogo de cama demonstra bom gosto e é sinônimo de conforto. Além de ser superdecorativo, deixa qualquer um com vontade de se desmanchar na arrumação. Para ter um jogo completo, você precisa mais do que um bom lençol. O kit pede um virol (outro tipo de lençol que fica por cima), fronhas, capas de travesseiro e de almofadas e um cobre-leito (uma espécie de edredom, só que mais fino), tudo combinando. A dica é esticar bem o lençol, colocar o virol, o cobre-leito e, depois disso, dobrar a parte do virol por cima. Com os travesseiros forrados, coloque um sobre o outro ou deixe-os recostados na cabeceira.

Como lavar

Na maioria dos casos, a lavagem doméstica é a mais recomendada, a não ser que haja indicação para lavagem a seco. Respeitar as dicas da etiqueta garante durabilidade e maciez. Lave sempre a roupa de cama antes de usar. Nunca lave junto com peças de poliéster para evitar a formação de bolinhas. As roupas com botões e zíperes podem danificar as peças delicadas na lavagem. Evite colocar produtos com agentes de coloração azul ou alvejantes em tecidos com aplicação de cores, pois podem desbotá-los.

Lençois de Algodão devem ser lavados separadamente e com detergentes suaves para proteger a cor. O tecido encolhe se for lavado com água quente;

Como passar

Embora sejam difíceis de passar, o ideal é que eles sejam passados antes de usar ou guardar. Use um bom ferro a vapor. Passe a roupa de cama quando ainda estiver úmida. Se a peça for bordada ou estampada, passe pelo lado avesso com o ferro. Depois de passadas, guarde-as na horizontal, dobradas e organizadas de forma funcional. Forre a prateleira do armário com um papel macio. Isso evita manchas e poeira no tecido.

Agora que você já sabe como escolher e cuidar de seus lençóis, está na hora de colocar este conhecimento em prática. Arrume sua cama, tome um chá de camomila, um banho bem demorado e prepare se para ter uma longa e boa noite de sono.

Fonte: http://itodas.uol.com.br/casa/nao-erre-na-roupa-de-cama/

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…