Pular para o conteúdo principal

Lençóis de percal

Percal é o tecido mais utilizado na confecção de lençóis. O percal é produzido com fio 100% algodão. É um fio nobre, não contém impurezas e não cria bolinhas.

Nesse tipo de tecido usa-se a contagem por fios, isso quer dizer quantos fios a trama possui por polegada quadrada. Quando dizemos, por exemplo, que aquele tecido tem 180, 300 ou 800 fios, isso significa que para confeccionar uma polegada quadrada daquele tecido foram utilizados, na sua trama, 180, 300 ou 800 fios.

A partir de 180 fios, os lençóis passam a ser chamados de percal. A trama possui estrutura simétrica e pode ir de 180 a 600 fios por polegada quadrada. Por isso, quanto maior o número de fios, mais o lençol tende a ter preços mais elevados. Com relação ao lençol percal de 180 fios, existem duas versões: de puro algodão ou misto (50% algodão e 50% poliéster), que tem a vantagem de não precisar ser passado, mas a desvantagem de formar as temidas bolinhas, devido à mistura de tecidos.
Os lençóis de algodão egípcio diferenciam-se por terem fibras mais longas e acabamento de alta qualidade. São considerados os melhores e mais valorizados tecidos de algodão do mundo.

Para uma noite tranquila de sono, a temperatura ambiente deve ser inferior a 24ºC, conforme constatou o Instituto do Sono da USP. Se você não tiver ar-condicionado no quarto, recursos como a escolha do lençol podem ajudar a refrescar o ambiente. Roupas de cama de fibras naturais, com fios por polegadas superiores a 200 e tramas espaçadas são os mais indicados. Um bom ventilador também ajuda!

Assim como qualquer roupa, a de cama também é comprada por tamanho.Veja abaixo os diversos tamanhos de cama, medidos em altura e largura, respectivamente, para você não errar na compra de seu jogo de cama:

– King size: 193 x 203 cm;

– Queen size: 198 x 158 cm;

– Casal: 188 x 138 cm;

– Solteiro king: 205 x 100 cm;

– Solteiro: 188 x 88 cm.


Escolha das cores

Os tons vão depender do gosto de cada um e os objetos decorativos do quarto devem ser levados em consideração. Paredes coloridas, abajur, tapetes, cortinas e quadros, tudo deve estar em harmonia. Caso o ambiente tenha muita informação, o ideal é optar por lençóis sem estampas. Já em ambientes claros, com decoração mais neutra, exagere nas cores. Sobreposição de estampas também é uma boa pedida.

Kit completo

O jogo de cama demonstra bom gosto e é sinônimo de conforto. Além de ser superdecorativo, deixa qualquer um com vontade de se desmanchar na arrumação. Para ter um jogo completo, você precisa mais do que um bom lençol. O kit pede um virol (outro tipo de lençol que fica por cima), fronhas, capas de travesseiro e de almofadas e um cobre-leito (uma espécie de edredom, só que mais fino), tudo combinando. A dica é esticar bem o lençol, colocar o virol, o cobre-leito e, depois disso, dobrar a parte do virol por cima. Com os travesseiros forrados, coloque um sobre o outro ou deixe-os recostados na cabeceira.

Como lavar

Na maioria dos casos, a lavagem doméstica é a mais recomendada, a não ser que haja indicação para lavagem a seco. Respeitar as dicas da etiqueta garante durabilidade e maciez. Lave sempre a roupa de cama antes de usar. Nunca lave junto com peças de poliéster para evitar a formação de bolinhas. As roupas com botões e zíperes podem danificar as peças delicadas na lavagem. Evite colocar produtos com agentes de coloração azul ou alvejantes em tecidos com aplicação de cores, pois podem desbotá-los.

Lençois de Algodão devem ser lavados separadamente e com detergentes suaves para proteger a cor. O tecido encolhe se for lavado com água quente;

Como passar

Embora sejam difíceis de passar, o ideal é que eles sejam passados antes de usar ou guardar. Use um bom ferro a vapor. Passe a roupa de cama quando ainda estiver úmida. Se a peça for bordada ou estampada, passe pelo lado avesso com o ferro. Depois de passadas, guarde-as na horizontal, dobradas e organizadas de forma funcional. Forre a prateleira do armário com um papel macio. Isso evita manchas e poeira no tecido.

Agora que você já sabe como escolher e cuidar de seus lençóis, está na hora de colocar este conhecimento em prática. Arrume sua cama, tome um chá de camomila, um banho bem demorado e prepare se para ter uma longa e boa noite de sono.

Fonte: http://itodas.uol.com.br/casa/nao-erre-na-roupa-de-cama/

Postagens mais visitadas deste blog

30 dias de organização em um desafio por dia

Coloquei um desafio diário para 30 dias de organização no grupo da agenda de casa. Gente, funciona  mesmo, dizem as participantes do grupo porque organizar acaba se tornando um hábito. 
Quer participar de desafios desse tipo? Temos um desafio para cada dia. Junte-se ao Grupo da Agenda de Casa.  


Reserve um período do dia para se dedicar à organização de sua casa. Prefira um horário em que você esteja com a mente descansada. Marque um compromisso de 15 minutos com você e agende.  Faça o mais rápido que puder, mas não deixe de fazer.
Não complique a tarefa da organização, mantenha-a simples e fácil. Descubra estratégias que funcionam para você e coloque em prática todos os dias. Em breve, 15 minutos por dia se tornarão um hábito e você vai querer organizar alguma coisa que esteja fora do lugar sempre.
Organize a gaveta de meias. Retire todas as meias e organize os pares. Verifique se todas estão em boas condições de uso. Guarde somente os pares organizados. Guarde meias finas enroladas …

A casa e a "teoria das janelas quebradas"

Se um vidro se quebra no prédio e ninguém conserta, rapidamente os demais estarão quebrados.

Se o carro começa a fazer barulho e não arrumamos, em pouco tempo outros ruídos aparecerão e ninguém se incomodará com isso.

Se em casa a lâmpada queima e você não troca, algum tempo depois outros problemas na casa não o incomodarão mais.

Se você tem alguma coisa pra resolver e não resolve, as “janelas quebradas” vão se acumulando e, depois de um tempo, por serem muitas, já não terá vontade de arrumá-las.

A Teoria das Janelas Quebradas está presente em muitas situações, inclusive na vida de pessoas, que “empurram com a barriga” ou deixam de resolver coisas importantes, permitindo que várias “pequenas janelas” sejam constantemente quebradas e, sem perceber, com o passar do tempo, dado o acúmulo de problemas e situações não resolvidas, simplesmente “abandonam” suas próprias vidas, deixando de viver para simplesmente sobreviver.

O cuidado com a saúde é um exemplo bem típico. Sentimos alguma cois…

Como organizar uma agenda pessoal

Nossa agenda pessoal envolve muitas atividades diárias, semanais e mensais. Por isso uma boa organização da agenda é super necessária. Veja como planejar e otimizar  sua agenda com sucesso.




Como fazer um planejamento passo-a-passo:
Em primeiro lugar divida sua vida em 3 prioridades permanentes: (vida pessoal, vida familiar e trabalho)
Pessoal – coloque no papel tudo que você deseja para a sua vida: emagrecer, começar academia, parar de fumar, fazer uma lipo, começar um curso de inglês, fazer um curso de culinária, ler 1 livro por mês, usar menos a internet; fazer um clareamento dental...
Família – coloque no papel tudo que envolve sua família: trocar de carro, comprar um apto maior; uma viagem a Disney com as crianças, reformar  e trocar os eletrodomésticos da cozinha, fazer uma 2ª viagem de lua de mel...
Trabalho – coloque no papel seus planos profissionais: aumentar minha carteira de clientes em 50%; alcançar a posição de liderança em... Nas vendas diretas temos a vantagem de construir …

Como arrumar a cama sem perder tempo

Dez entre dez pessoas ficam muito felizes ao encontrar sua cama bem arrumada. Isso sem contar que, durante o dia, ela é o centro das atenções do quarto. Mesmo em um cômodo privado, que não recebe muitas visitas, uma cama bem feita passa a sensação de arrumação e conforto. Então, por que não deixar a cama bem arrumada, bonita e preparada para uma ótima noite de sono? E acredite, nem demora tanto, apenas cinco minutos! Siga os quatro passos para ter uma cama linda sem muito esforço. Escolha a roupa de cama adequadaIndependentemente das estampas e cores de sua preferência, os itens mais importantes na escolha da roupa de cama são o tamanho e o material. Afinal, não é nada higiênico ter um lençol ou manta que arraste no chão, nem aquele protetor de colchão com elástico que solta de um lado quando prende do outro, e muito menos ter de espremer os travesseiros para que eles caibam nas fronhas.
Para evitar esses pequenos incidentes que vão tomar mais tempo na hora da arrumação, e tirar a paciê…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…