30 de novembro de 2010

Lista de coisas para fazer em um dia

Uma das coisas que aprendi há algum tempo é fazer uma lista de tarefas diariamente, seja para as atividades domésticas, do trabalho ou de compras.

Para elaborar uma lista eficaz com as tarefas que serão realizadas é preciso levar em conta algumas sugestões importantes como:

1. Dividir a tarefa em pequenas etapas.  Tarefas muito genéricas e sem um objetivo bem definido desanimam.  Etapas bem descriminadas facilitam a visualização e a realização uma vez que não demoram muito tempo para serem cumpridas.

2. Começar e acabar cada tarefa. Não se distrair com outra atividade no percurso, como ler um e-mail e navegar para outros assuntos, por exemplo, ou não dar a devida atenção e encaminhamento a um e-mail lido e passar a outro pois tudo isto resulta em perda de tempo e energia.

3. Listar tarefas para o dia seguinte. Um dia sem agenda, começa meio perdido! Essa lista deve ser feita no final do dia anterior.  No topo da lista são listadas as tarefas do dia anterior que não foram realizadas (não é realista pensar que sempre vamos conseguir cumprir todas as tarefas na nossa lista).

Com este método nenhuma tarefa fica pendente. Mas, o mais importante é colocar na lista as coisas mais significantes para o dia seguinte. Ou seja, doses na medida certa, nem muito grandes e nem muito pequenas.

Este método certamente ajuda a manter a organização e a produtividade.

5 comentários:

  1. Costumo fazer listas e quando acabo de realiza-las vou riscando,mas as vezes paro e aí me perco,mas tento não perder o foco quando realizo as tarefas.
    Boas dicas!!!!
    Bj
    http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adoro listas!!!Muito bom o post!

    Obrigada pela dica... Rs

    Bjs,

    Paulinha

    ResponderExcluir
  3. Minha meta para 2011: me organizar !!! Quero fazer tudo ao mesmo tempo e fico louquinha !!! Beijos Ro.

    ResponderExcluir
  4. Parece tão difícil começar...
    Eu achei quase impossível!
    até porque, no fundo, bem no fundo todos nós, sabemos um pouco o que fazer, mas temos preguiça, vergomha de parecer neurótico, nerd ou careta... rs rs
    Demorei a me animar, deixei de lado várias vezes...
    Agora colho os frutos de ter perseverado e agradeço a pessoas que, como você, não param de nos motivar.

    ResponderExcluir
  5. Queridas amigas leitoras do blog, obrigada pelos comentários carinhosos que me animam a continuar pesquisando e postando novas matérias.
    beijos. Ro

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo