20 de dezembro de 2010

Farinha de banana verde

Esta semana vou dedicar minhas pesquisas e postagens aos produtos naturais. Espero que gostem!


Descobri a farinha de banana verde recentemente  em Londrina e estou utilizando duas colheres ao dia, misturada ao iogurte. O processo de fabricação da farinha foi totalmente desenvolvido na Escola Politécnica da USP e já foi patenteado.

Esta opção é composta pelo amido resistente, que só é digerido ao chegar ao intestino grosso. As bactérias da flora intestinal fazem o trabalho e o resultado é uma série de substâncias benéficas para o organismo.
O amido ajuda no controle da diabetes, já que diminui as taxas de glicemia. Possui ação similar à fibra alimentar e reduz o apetite, contribui para a prevenção do câncer intestinal, dificulta a absorção de gorduras, o que pode reduzir as taxas de colesterol e previne doenças cardiológicas. A banana verde está incluída no grupo de alimentos funcionais do tipo prebióticos. 

Embora o sabor da banana verde não seja agradável, quando transformada em farinha ele se torna neutro.

O amido resistente não é preservado no processo de amadurecimento da banana, por isso ela precisa estar verde. Sua farinha pode ser utilizada no preparo de diversos pratos com pães, tortas, bolos e barras de cereal, substituindo em parte a farinha de trigo.

A farinha de banana verde é rica em carboidratos, vitaminas A, B1, B2, C, D, E, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, cobre, manganês e zinco. Com apenas 30 calorias, pode-se consumir até duas colheres de sopa por dia em sucos, vitaminas, iogurtes ou refeições.

Em Londrina você pode encontrar na Organica Alimentos  http://www.organicaalimentos.com.br/. Passa lá tem muitas coisas legais!!!

Essa eu amei. Já consumi um pote e vou continuar consumindo.
O sabor é bem agradável!


Fonte: http://grep.globo.com; http://www.bolsademulher.com; http://www.organicaalimentos.com.br/

4 comentários:

  1. Oi Ro,

    que bom que gostou das dicas...tb preciso aprender a terminar as coisas..rss..
    Adorei esse negocio da farinha, sera que posso dar pro meu filho de 10 anos?Ele é hiper constipado, fica dias sem ir ao banheiro..bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ro...Não conhecia esta farinha! Vivendo e aprendendo, né?!

    Vim deixar meus votos de um Feliz Natal e um próspero ano novo para vc e toda sua familia!

    Vou estar fora do ar por um breve período e não poderei vir fazer meus comentários!

    Tão logo eu regresse, virei te ver,tá?

    Obrigada por todos os comentários e pelo carinho que sempre teve comigo!

    Deus abençõe seu Natal!!!

    Paulinha

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua idéia das futuras postagens. Espero que em 2011 eu consiga adotar uns bons batidos com essas misturas maravilhosas.
    Vou aguardar todos os seus posts e ver o que consigo acrescentar aos meus batidos.
    Bj
    http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Sabe aquela farinha básica com feijão? Dá para misturar no prato uma ou duas colheres de farinha de banana. Fica bom...ainda mais sabendo que é saudável!!! Se alguem experimentar, comenta. Eu gostei do sabor do feijão.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo