18 de maio de 2014

Como preparar Álcool 70%



Para preparar álcool a 70% coloca-se 760ml de álcool  (92%) e junta-se 240ml de água para formar um litro. Você pode marcar o nível do álcool no litro, com uma caneta, retirar um copo cheio (240ml) e completar até a marca que você fez, com água destilada ou filtrada.

Se você encontrar o álcool 46% ou 70%, está pronto para o uso, não misture água. Para preparar álcool a 70% utilize somente o álcool a 92,8% (ou 92 %). A partir deste ano de 2014 o álcool vem diluído a 70%. Não é mais necessário diluir.
 
O álcool está entre os anti-sépticos mais seguros, não só por possuir baixíssima toxicidade, mas também pelo seu efeito microbicida rápido e de fácil aplicação.
 
Quando comparada à lavagem simples com água e sabão, a aplicação de soluções alcoólicas para higienização das mãos oferece vantagens como: rapidez de aplicação; maior efeito microbicida; é menos irritante para a pele, quando associado a emolientes; maior aceitabilidade pelos profissionais da saúde.

Aplicações de álcool 70% durante 15 segundos são eficazes na prevenção de transmissão de bactérias gram negativas encontradas nas mãos dos profissionais de saúde  e o seu modo de aplicação simples reduz o tempo de higienização das mãos.

O uso doméstico do álcool como desinfetante e anti-séptico no Brasil é considerado um dos maiores do mundo. Sua aplicação na limpeza doméstica está relacionada a elevados índices de acidentes com queimaduras, estimados em 1.000.000 por ano no País, respondendo pela maioria das internações de pacientes queimados e por até 40% de seus óbitos.

Muito cuidado ao manusear o álcool. Escolha um local longe do fogo, forno elétrico ou a gás, aquecedor ou outra fonte de fogo.

Beijos, Ro

9 comentários:

Voltar ao topo