Pular para o conteúdo principal

Dona de Casa – a Supermulher moderna?


A Dona de Casa, a Supermulher moderna é capaz de enfrentar com garra a “luta” diária, manter em ordem a estrutura e funcionamento da casa onde vive com sua família, seu marido e seus filhos….

Estar sempre atualizada, em tudo o que diz respeito às suas funções, acessando a internet e a TV, lendo livros e revistas, participando de cursos…

Mesmo com o auxilio de uma empregada doméstica ou de uma diarista, é a Dona de Casa quem administra as “contas a pagar”… Cuida da saúde, nutrição, alimentação dos seus familiares, marido, filhos…Leva-os ao médico, dentista… Mantém lavada e passada, as roupas pessoais de cada um da família, das roupas de cama, mesa e banho… Cuida da higiene e limpeza da casa… Providencia a compra dos alimentos e do material de higiene e limpeza… Cuida das plantas do jardim, dos vasos, da horta, do cachorro, do passarinho… Providencia o material escolar dos filhos quando são pequenos e acompanha-os nas tarefas escolares e extra-escolares… Nunca esquece de planejar e executar a organização das festas da família, aniversários, Páscoa, Natal…. Faz as compras de presentes e lembranças…etc, etc, etc….  

 
Um estudo minucioso sobre o perfil da Dona de Casa moderna feito por profissionais de marketing, especial para a elaboração de um planejamento de vendas em domicilio para uma grande empresa, apresenta resultados surpreendentes:
  • 53 milhões de mulheres no Brasil são consideradas Donas de Casa.
  • A maioria delas tem mais de 35 anos de idade e demonstra muita experiência no que faz.
  • Elas não possuem salário próprio e nem férias, porém são as pessoas da casa responsáveis pela decisão das compras.
  • São mulheres que possuem uma rede ampla de relacionamento ativo e alimentam o fenômeno “boca a boca” muito mais do que os estudiosos imaginam.
  • Elas sabem administrar o tempo com muita competência, conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, não têm horários fixos, a grande maioria se dedica a algum tipo de trabalho voluntário e muitas delas produzem peças de artesanato e outros tipos… Para vender.
  • Elas definem perfeitamente produtos de alta qualidade, pelos quais tem preferência, e conhecem os preços que os diferenciam dos médios e ruins.
Outro resultado de levantamentos realizados nos últimos anos, nos países do primeiro mundo apresentou a ocorrência de uma realidade interessante. Cada vez mais mulheres modernas casadas estão voltando a ser Donas de Casa.

Muitas mulheres modernas que atualmente optam por não trabalhar “fora” de casa, depois de casadas, são pessoas cultas, estudadas e esclarecidas e já experimentaram trabalhar em suas profissões como… publicitárias, advogadas, professoras universitárias, médicas, administradoras de empresa, psicólogas, arquitetas, engenheiras… Decidem ser Donas de Casa porque estão convictas de que são elas as responsáveis, em primeiro lugar, pelo seu lar, pela sua família, pelo seu casamento, pelo seu “papel de esposa”, e não as empregadas domésticas que acabam desempenhando todas essas funções, com muitas deficiências… Com essa convicção… Obtêm a compreensão e a aprovação dos seus maridos.

Essas Donas de Casa modernas reconhecem, por experiência própria, que um emprego com um salário no final do mês e o alto nível de consumo não proporcionam a felicidade… De uma melhor qualidade de vida, sem o estresse da culpa… De fazer o que as satisfazem… De lembrarem e cuidarem de si mesmas como um ser feminino… De oferecerem cuidados, dedicação e carinho constantes ás pessoas a quem amam. Sabem e acreditam que quando cuidam de si mesmas elevam sua auto-estima e só então tem condições de cuidar bem dos outros. “Essas mulheres sofrem preconceitos e deboches, mas são muito invejadas”. Afirma a psicóloga e orientadora profissional, professora universitária da USP, Maria da Conceição Uvaldo.

Contudo, cada vez mais aumenta o número de Donas de Casa modernas que depois de casadas assumem com convicção a oposta ao que o movimento feminista enganosamente espera delas. Reconhecem com muita certeza e segurança que é da essência da natureza feminina, gostar das responsabilidades e tarefas do lar, “brincar de casinha de verdade”, cuidar de si mesmas e da sua família. É essa certeza que as impulsiona a sempre se manterem atualizadas… A buscarem aprender coisas novas na TV, na internet, nos cursos, nos livros e revistas… A se dedicarem a trabalhos voluntários… Que as ajudam muito, no próprio desenvolvimento e crescimento pessoal e a se orgulharem, cada vez mais, de viverem intensamente a sua feminilidade… E, receberem a compreensão e os aplausos dos seus maridos.

Parabéns as Donas de Casa, as supermulheres modernas.

O texto não é meu, mas achei a reflexão válida!

Se você conseguir ler e quiser deixar sua opinião, ficarei muito feliz!

beijos, Ro

Fonte: http://www.mh.etc.br/blog/relacoes-humanas/dona-de-casa-a-supermulher-moderna

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…