29 de maio de 2011

Obsolescência programada

Esta semana teremos dia de descarte de objetos que não utilizamos em casa. Podem ser roupas, agasalhos, cachecois que não são mais utilizados pela família, meias, luvas e gorros.

Também poderão ser separados alguns objetos da cozinha, coisas daquela gaveta atulhada, do armário que ainda falta revisar, guardadas a mais de um ano, ou quem sabe até mais tempo.

Mas antes de sair descartando tudo, é bom refletir sobre a cultura do descartável.

A palavra descartar vem do baralho e significa devolver à mesa a carta que não serve ao jogo, que é inútil. Com o tempo, o conceito foi ampliando sua aplicação. Costumamos descartar um imenso número de produtos feitos de plástico, alumínio, borracha, tecido e papel. Embalagens, latas de refrigerantes, pratos, talheres, baterias, roupas, celulares. A lista é longa.

Antigamente, eletrodomésticos que estragavam eram consertados, hoje é mais barato comprar um novo e descartar o velho, que muitas vezes nem é tão velho assim. E este não é o único lado negativo dos descartáveis. Há também o fato de que esses produtos viraram cultura, são pop, modernos ou pós-modernos.

Descartar é um hábito contemporâneo, do qual não conseguimos nos livrar. Curioso, os descartáveis não são descartáveis! Não temos mais como não descartar coisas que ficam velhas rapidamente, pois foram feitas para durar pouco.

Fonte: http://www.sapiensapiens.com.br/cada-um-tem-seu-valor/
http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/obsolescencia-planejada-1692566.html

Vale a pena ver o video (legendado em espanhol mas dá para entender bem!!!)
OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA - (COMPRAR, DESCARTAR, COMPRAR)

Ótimo fim de semana!

beijos,

_________________________________
Continuação...

Você tem algum objeto antigo em casa que ainda funciona bem e você o utiliza?

Eu tenho uma geladeira com um quarto de século e nunca precisou de uma revisão! Gosto demais dela!

6 comentários:

  1. Oi querida, aqui em casa, sempre temos o hábito de fazer a "faxina" das gavetas, armários, brinquedos, e outros....mas de forma coerente, como doações, reciclagem, reaproveitamento de algum material por nos mesmos.enfim, dentro do que é possivel..rss...é importante a consciencia, o se ajudar para ajudar, e meu pequeno entra nessa tb..bjs e boa noite.

    Irene
    http://estrela-guia2010.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Irene! É isso aí, precisamos estar atentas!!! beijos, Bom domingo!Ro

    ResponderExcluir
  3. Oi Ro, td bem? dei um jeito , quer dizer um quebra galho, pra poder comentar no blog de vcs, enquanto isso não se resolve....até postei a respeito....mudei as configurações de comentario do meu blog, para abrir janela p/pop-ups e coloco meu nome e endereço de blog no final dos comentários como agora, pois vai aparecer anonimo..espero que isso se resolva logo...pq se nao vou acabar criando em outro lugar, bjssss

    Irene
    http://estrela-guia2010.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Meninas! só consigo comentar no meu blog e no da Irene! Por que será?

    ResponderExcluir
  5. Menina adorei as dicas do blog.

    Beijos
    oambienteideal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Rô adorei as dicas, sabe que eu adoro coisas antigas, se funcionarem melhor ainda....mas confesso que o que temos de antigo são dois aparelhos de celular de 1997 que só servem para fazer/receber ligação e são maravilhosos a bateria dura mais de 15 dias. Já os modernos.....vixi...rsrs
    Tenha uma ótima semana
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo