Pular para o conteúdo principal

Formas de bolo


Já que o assunto é Forma, vamos falar das formas de bolo

Para fazer sucesso na hora de fazer um bolo, tudo depende da forma!

O primeiro item a avaliar é o tamanho da forma. Pouca massa ou excesso em relação ao tamanho da forma, influencia no resultado do bolo.

Tipos de forma e usos
  
1.   Retangular alta (assadeira para pão de fôrma):
  • indicada para os bolos “tipo inglês”, com massa mais firme.

2.   Redonda baixa:
  • indicada para os bolos que serão recheados.

3.   Retangulares:
  • para bolos servidos em pedaços.

4.   Redondas com furo no meio (conhecida como assadeira para pudim):
  • indicada para bolos simples e sem recheio.
 
Materiais  

O material influencia na velocidade com que o bolo é assado. As de cores escuras ou de acabamento fosco fazem o bolo assar em menos tempo, pois absorvem e transmitem prontamente o calor radiante. Alguns exemplos destes materiais são: o alumínio oxidado (com acabamento fosco), o ferro, a folha áspera de ferro e o aço (com acabamento de óxido negro). Bolos assados nestas assadeiras são de melhor qualidade, principalmente em relação ao miolo, que fica com uma boa textura.

Quando o material da forma é de metal com superfícies brilhantes que refletem o calor, como o alumínio (acabamento brilhante), o de ferro estanhado, o de cobre e o de aço inoxidável o tempo para assar o bolo é maior. Para completar o miolo dos bolos são mais “massudos” ou seja, o calor nesta região chega mais lentamente e assa de maneira diferente das extremidades.


Temperatura do forno

A temperatura do forno afeta diretamente a velocidade da penetração do calor e, assim, determina a qualidade da textura do bolo. Quando for assado em forno com temperatura muito baixa, tanto a coagulação das proteínas como a gelatinização do amido são bem lentas, levando a perda do gás da massa e resultando no bolo com uma textura bem firme.

O bolo assado em forno com temperatura muito elevada forma uma crosta na superfície antes do crescimento da massa. Ficando a massa mole e crua no centro ela cresce formando rachaduras na superfície do bolo.

Os bolos apresentam melhor resultado quando assados em fornos preaquecidos em temperatuta média ente 180ºC a 200º C. Quando o assunto é o uso da energia do forno a gás ou elétrico para assar o bolo, parece não haver diferenças nos resultados.

Fonte: adaptado de http://www.bebaleite.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…