28 de junho de 2011

Formas de bolo


Já que o assunto é Forma, vamos falar das formas de bolo

Para fazer sucesso na hora de fazer um bolo, tudo depende da forma!

O primeiro item a avaliar é o tamanho da forma. Pouca massa ou excesso em relação ao tamanho da forma, influencia no resultado do bolo.

Tipos de forma e usos
  
1.   Retangular alta (assadeira para pão de fôrma):
  • indicada para os bolos “tipo inglês”, com massa mais firme.

2.   Redonda baixa:
  • indicada para os bolos que serão recheados.

3.   Retangulares:
  • para bolos servidos em pedaços.

4.   Redondas com furo no meio (conhecida como assadeira para pudim):
  • indicada para bolos simples e sem recheio.
 
Materiais  

O material influencia na velocidade com que o bolo é assado. As de cores escuras ou de acabamento fosco fazem o bolo assar em menos tempo, pois absorvem e transmitem prontamente o calor radiante. Alguns exemplos destes materiais são: o alumínio oxidado (com acabamento fosco), o ferro, a folha áspera de ferro e o aço (com acabamento de óxido negro). Bolos assados nestas assadeiras são de melhor qualidade, principalmente em relação ao miolo, que fica com uma boa textura.

Quando o material da forma é de metal com superfícies brilhantes que refletem o calor, como o alumínio (acabamento brilhante), o de ferro estanhado, o de cobre e o de aço inoxidável o tempo para assar o bolo é maior. Para completar o miolo dos bolos são mais “massudos” ou seja, o calor nesta região chega mais lentamente e assa de maneira diferente das extremidades.


Temperatura do forno

A temperatura do forno afeta diretamente a velocidade da penetração do calor e, assim, determina a qualidade da textura do bolo. Quando for assado em forno com temperatura muito baixa, tanto a coagulação das proteínas como a gelatinização do amido são bem lentas, levando a perda do gás da massa e resultando no bolo com uma textura bem firme.

O bolo assado em forno com temperatura muito elevada forma uma crosta na superfície antes do crescimento da massa. Ficando a massa mole e crua no centro ela cresce formando rachaduras na superfície do bolo.

Os bolos apresentam melhor resultado quando assados em fornos preaquecidos em temperatuta média ente 180ºC a 200º C. Quando o assunto é o uso da energia do forno a gás ou elétrico para assar o bolo, parece não haver diferenças nos resultados.

Fonte: adaptado de http://www.bebaleite.com.br/

3 comentários:

  1. Adorei o post, aqui em casa, tenho algumas fôrmas, ate em forma de coração, as de format pão de forma, que amo, redonda,retangular....adoro bolos, não sei fazer muitos sofisticados, mas aqui todos gostam muito.Então, virou mexeu,tem bolo!Semana retrasada fiz o bolo três leches, da Ana Maria, muiiito bom.Ontem fiz o bolo"Quero Mais", com leite de côco...hummmm....com chazinho tudo de bom...bjkas

    ResponderExcluir
  2. Irene, não consigo postar comentário em seu blog! O frio aqui está doído. Hoje amanheceu tudo coberto de geada! Bom de ver de dentro de casa mesmo! Você tem razão, as pessoas ficam mais bonitas no inverno! vestem-se melhor, ficam mais elegantes e charmosas. Bjos congelaaados....Ro

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo