25 de setembro de 2011

Alta Gastronomia em um relato sucinto

Esta semana viajei a trabalho, foi muito bom. Fui até a cidade de Maringá e conheci uma cafeteria nova que serve um café cítrico... Delícia seria um termo pouco significativo para descrever essa bebida de sabor exótico! Conheci também, uma sorveteria que oferece tortas geladas especialíssimas. Amei!!!

No final de semana, iniciei o curso de Alta Gastronomia com a disciplina História da Gastronomia. Estudamos o periodo das Grandes Navegações no século XVI. Uma viagem...literalmente... Descobri  que entre os produtos que vieram de outros continentes para o nosso, estão o trigo, o arroz, a cana-de-açúcar, várias frutas como a uva, laranja, manga, banana, jaca, melancia, pêssego e coco, entre outras,  além de animais domésticos, como o porco, a galinha e os ovos, a vaca, a cabra e a ovelha, os três últimos produtores de leite, do qual derivam, entre outros, a manteiga e o queijo.

Da América seguiram vários produtos para a Europa,  Ásia e  África, como a batata-doce, o tomate, o milho, a mandioca - hoje, alimento básico em vários países da África, o amendoim, vários tipos de feijão e de abóbora, o pimentão e frutas, como cacau - matéria-prima do chocolate, abacate, caju, mamão, maracujá e goiaba, além de animais, como o peru e o búfalo. Isso sem falar do algodão, do qual se faz, além de tecido, um óleo comestível.

Como resultado dessas trocas, muitos pratos que pensamos ser originários de um único país são, na realidade, produto da mistura de ingredientes de várias partes do mundo. É o caso da macarronada, prato típico da Itália que é preparado com o macarrão, inventado na China, e regado ao molho do tomate, nativo da América.

Mas, o mais interessante foi descobrir em Leonardo da Vinci um grande gourmet!

De quebra, conheci alguns blogs novos, que em breve serão adicionados ao Agenda de Casa. Sugiro uma visita ao Emporio Anastácio. Gente, é tudo de bom!!! Você vai encontrar receitas de antepastos e outras especialidades da Fer. Ela dá dicas legais que vale a pena experimentar.


Você conhece alguma receitinha gostosa de antepasto?

2 comentários:

  1. O meu antepasto predileto é um de berinjelas que peguei no Rainhas do Lar, vou postar em breve...é fantástico.

    ResponderExcluir
  2. Estava mesmo sentindo falta das suas postagens!

    Que chiquérrimo fazer curso de ala gastronomia! Depois conta mais para nós!

    Bjs
    Ia

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo