10 de outubro de 2011

Alta gastronomia

A alta gastronomia é  feita de forma criteriosa, com produtos selecionados, frescos e da melhor qualidade, perfeitamente preparada e artisticamente apresentada. Essa cozinha pressupõe um profundo conhecimento dos alimentos, da combinação de sabores, textura e cores. A boa culinária respeita e valoriza os alimentos.

No dia a dia é possível fazer pratos da alta gastronomia desde que você respeite alguns dos princípios básicos da própria gastronomia em si, como a combinação de bons produtos, combinação de sabores que realcem o alimento e, sobretudo, o tempo de preparo de cada etapa do prato, com amor.

Cozinhar exige dedicação, paciência e disciplina. Exige o gosto e a entrega em cada preparação. Na cozinha é preciso ter calma, porém rapidez na hora certa de retirar a comida do fogo.

Experimente fazer calmamente um purê, sem mexer as batatas demasiadamente para que não fique tudo elástico. Tente cozinhar as vagens deixando-as crocantes e em seguida, mergulhá-las numa bacia de água gelada assim que tirar do fogo para que fixem a clorofila e fiquem verdes e brilhantes. Faça um bife mal-passado colocando um pouco de sal imediatamente antes ou logo depois da fritura.

Agora sinta a diferença, faça uma bela apresentação em pratos individuais com arte.




5 comentários:

  1. To só anotando, suas dicas são muito boas, quero mais, rss. Boa semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô! Ótimas dicas! Eu adoro cozinhar, mas as vezes na correia do dia a dia tudo fica meio mecânico. Como o pessoal tem hora certa para comer aqui em casa, deixo a calma para os finais de semana. Aí sim, nada mais gostoso do que cozinhar com uma taça de vinho na mão, uma música no fundo e a melhor companhia ao lado...

    Bjs
    Ia

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas Rô,e passa para nós essas preciosidades da gastronomia, serão sempre bem vindas.
    Bj e uma semana muito feliz!
    *estou curtindo a sua página no facebook!

    ResponderExcluir
  4. Hummm que delicia....acho maravilhoso caprichar nos pratos, é nos pequenos detalhes que fazem as diferenças...bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo