Pular para o conteúdo principal

Como manter a cozinha em ordem

Cozinhar é uma arte, uma terapia, um prazer! Foi se o tempo em que se passava pela cozinha para beber água e aproveitar para colocar algo no microondas rapidinho, só para matar a fome! Hoje, no tempo programado, se vai à cozinha para preparar algum alimento saudável, bonito e convidativo! Quanta diferença!

Mas, nem por isso é preciso deixar a cozinha toda desarrumada. Além de fazer a gente perder tempo, não tem como não se irritar com a desordem durante a preparação dos pratos.

Os cuidados começam já na organização dos armários da cozinha com portas, gavetas e prateleiras, conforme a necessidade e a disponibilidade do espaço. O ideal é comprar vários potes decorativos, de vidro ou acrílico, e diversas caixas herméticas, que são uma boa solução para guardar os apetrechos de forma organizada. 

Para manter a cozinha em ordem, pelo menos algumas regras básicas precisam ser seguidas:

1. Tirou, guardou!
Se pegar um pote de açúcar, por exemplo, leve de volta ao mesmo lugar. E nada de preguiça ao arrumar. Não acumular objetos soltos pelo ambiente também ajuda a manter a organização.

2. Armazene com lógica
Deixe os materiais e utensílios que costuma utilizar ao cozinhar, como os temperos e condimentos, bem como as panelas, próximos ao fogão. Pratos e copos ficam próximos à mesa e os panos de prato, ao lado da pia.

3. Abuse dos armários
Armários fechados é o melhor lugar para guardar pratos, copos e louças. Distribua copos na parte superior e pratos na inferior porque são mais pesados. Junte peças de cerâmica em uma prateleira e em outra, as de inox, e assim por diante. Assim, fica mais fácil pegá-las na hora de preparar a mesa. A composição fica mais charmosa com travessas e tigelas do mesmo material

4.  Descarte o que é inútil e sem uso
Doe panelas, pratos e copos não utilizados, pois além de ocupar espaço, atrapalham.

5. Organize a despensa
Separe os doces dos salgados e deixe-os visíveis, pois isso ajudará na hora de localizá-los, além de evitar desperdícios com produtos cujo prazo de validade acaba vencendo, porque ficaram escondidos no fundo do armário. Embalagens pequenas, como de sachês de sucos, gelatinas, sopas e temperos podem ficar reunidas em cestas de material lavável.


Ps. Amei  a idéia de guardar apetrechos de cozinha em caixas plásticas com tampas herméticas, vou adotar em minha cozinha!

E você, gostou de alguma dica em especial?

by Ro Archela
Foto: http://achadosdedecoracao.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…