22 de novembro de 2011

Usos da Água Sanitária


Água sanitária diluída em água é o melhor produto de limpeza, mas é importante escolher marcas adequadas e seguras como também utilizar o produto da maneira correta.

Pisos  laváveis
Lavar com detergente ou sabão em pó enxaguar.
Passar água sanitária, deixar por 10 minutos.
Enxaguar bem, secar.

Azulejos engordurados
Passar com pincel.
Aguardar 10 minutos e enxaguar.

Mofo em azulejos, paredes, teto
Passar água sanitária pura ou um pouco diluída (se a superfície não for branca, faça um teste antes porque água sanitária pode manchar)

Panos de prato ou tecidos com mofo
Utilizar um balde com água morna e um pouco de detergente ou sabão.
Deixar de molho por cerca de 30 minutos. Lavar e enxaguar bem até que todo o sabão seja eliminado. Pendurar ao sol para secar. Se o mofo permanecer, utilizar o alvejante a seguir:

Alvejante
Fazer uma mistura de 2 colheres de sopa de cloro em um litro de água. Usar água e água sanitária em quantidades proporcionais, se tiver muita roupa. Deixar as roupas de molho por cerca de 10 minutos. Lavar com pouco detergente para remover a água sanitária e o cheiro. Secar as roupas ao ar livre.

Sanitarização de verduras, legumes e frutas
Diluir 1 colher de água sanitária para 1 litro de água, mergulhar o produto por 10 minutos e enxaguar bem.

Limpeza de sanitários
Na limpeza diária, utilizar solução preparada com 1 copo de Água Sanitária para cada balde de água com capacidade de 10 litros.

Cuidados no manuseio  de Água Sanitária ou Hipoclorito de Sódio - Riscos à Saúde e Restrições

1. Não misture água sanitária,  sabão em pó e desinfetante porque um produto neutraliza o efeito do outro.

2. Nunca misture água sanitária com vinagre, ácido muriático ou agente de limpeza. Pode haver liberação de gases prejudiciais à saúde.

3. Água sanitária pode danificar alguns materiais e tecidos. É bom testar antes. Por ser um produto tóxico é perigoso quando usado em excesso! Utilize medidas indicadas pelo fabricante  e em ambiente ventilado.

4. A utilização do Hipoclorito de Sódio concentrado só deve ser realizada sob a supervisão de um técnico habilitado.

5. Não compre nem use o produto popularmente chamado de “CLORO” (líquido esverdeado ou amarelado) que é vendido em qualquer quantidade sem embalagem própria. Esse é um produto muito concentrado que pode causar intoxicações graves por ingestão (quando bebidos) ou inalação (quando cheirados), irritações violentas quando em contato com a pele ou com os olhos, além de ser extremamente perigoso especialmente para crianças e animais domésticos.

Você utiliza água sanitária em casa?

By Ro Archela

9 comentários:

Voltar ao topo