15 de dezembro de 2011

Como se organizar em casa

Manter a casa agradável e aconchegante é fundamental para que seus integrantes se sintam bem e felizes.

Anote alguns passos  fundamentais:

1. Estabeleça uma rotina diária para si mesma.
  • Rotina e disciplina são palavras chave para a organização de uma casa. Há alguns anos atrás as mulheres não tinham as facilidades que temos, nossas bisavós faziam pão bem cedo e assavam em forno a lenha, iam buscar água a quilômetros de distancia e lavavam as roupas no rio. Hoje é fácil acordar colocar a roupa na máquina, abrir a torneira para lavar a louça e ir a padaria mais próxima buscar o pão. É fácil se organizar, hoje em dia não existem dificuldades como há alguns anos atrás.
2. Estipule seus próprios horários e tente ser sempre pontual.
  • Procure não atrasar as tarefas domésticas. É perda de tempo se atrasar nos compromissos. Não perca um dia de afazeres para ficar na cama ou no sofá, deixe esse dia para quando tiver algum motivo insubstituível. Não se detenha muito tempo ao telefone, com seus livros ou navegando na internet, se você tem coisas para fazer. Esses tipos de atividades roubam muito tempo do dia.Torne o seu dia produtivo, utilize às 24 horas do seu dia para usufruir melhor os momentos de uma casa organizada e limpa.
3. Estabeleça o devido lugar para cada objeto.
  • Ensine os filhos a respeitarem os devidos lugares de cada objeto, assim você não perde tempo  procurando o que precisa.  Procure estipular lugares próprios para bolsas e mochilas, calçados, objetos pessoais, além dos objetos de uso compartilhado. O mais importante não é guardar no lugar, mas sim sempre guardar no mesmo lugar logo após o uso. Guarde os objetos de decoração temática e eventual como tapetes, enfeites e eletrodomésticos que dificilmente são usados, para não ocupafrem espaço, desnecessariamente.
4. Organize suas contas.
  • Guarde as contas para pagar em uma pasta e as contas pagas em outra. Sempre organize-as de acordo com as datas para pagamentos. Mantenha seu guarda roupas sempre bem organizado para não gerar bagunça nas roupas quando estiver com pressa.
5. Prepare as refeições em casa, sempre em mesmo horário.
  • Isso ajuda na rotina da casa como também, evita ficar beliscando antes das refeições.
Minha maior dificuldade é manter os horários  de refeição, principalmente, almoço e jantar, cada dia fica pronto em um horário. Qual é a sua maior dificuldade?

By RoArchela

7 comentários:

  1. O minha dificuldade também é o horário das refeições, no meu caso a janta, gosto de tudo fresquinho e preparo tudo todo dia, mas chegar do trabalho e ir direto para a cozinha é duro, primeiro atraso meu banho e se tomo banho atraso a janta e se faço os dois fico sem novela, oh coisa triste!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida

    " Das alturas orvalhem os céus,
    E as nuvens que chovam justiça,
    Que a terra se abra ao amor
    E germine o Deus Salvador"...

    Fico tão sem palavra para agradecer o carinho imensurável com que me cumula ao longo do ano que só posso lhe dizer que te amo fraternalmente...
    Seja muito abençoada e feliz, amiga!!!
    Bjm de paz e FELIZ NATAL... apesar de qualquer vestígio de dor em seu coraçãozinho....

    "Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes,

    e então saberás que eu me feri e também me curei."

    (Tagore)

    ResponderExcluir
  3. Rosemary, coloque uma tv na cozinha e seja feliz!
    TAí uma coisa que não sei fazer: ficar sozinha na cozinha. Se chego em casa e tenho que ir para a cozinha, vai todo mundo comigo. Todo mundo ajuda, interage e sai também juntos para o descanso. A mulher, em geral, carrega todo o trabalho doméstico para si e depois o cansaço se instala enquanto o maridón está lá relax. Não há namoro que resista a essa falta de sincronia. Seria legal que você desse dicas a esse respeito! (rs*)
    Bom restinho de semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Passando para deixar um convite: Está tendo 2 sorteios no blog, e quando quiser passa lá e se gostar participa!

    Bjs; Janini

    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu também tenho problema com a janta...pra ficar tranquila, tenho que chegar do serviço trocar de roupa e ir direto pro fogão..senão a hora voa. To pensando na dica da Luma e colocar uma tv na cozinha, seria o máximo!!
    Mas tento manter uma rotina pra não cansar tanto...
    Rô amei o blog!!!

    Bjus
    Talita
    http://aventurasdatalitanacozinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Cheguei aqui pela Elaine Gasparetto. Achei bem bacana o "enredo" de teu blog. Fui ficando para acompanhar. Gosto de ter rotinas - mas tenho dificuldade de as ter em virtude coisas de trabalho que caem fora da rotina. E aí, sempre é difícil recuperar. Mas tentamos - minha filha e eu. E ficamos felizes quando tudo está organizado e facilitando nossa vida...! Bom Natal! Marion

    ResponderExcluir
  7. Amei essas dicas, parabéns!
    Feliz natal.
    Bjos...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo