2 de dezembro de 2011

Receita de Quiabo sem baba

O quiabo é uma pérola da gastronomia brasileira. A repulsa que muitas pessoas têm para com o quiabo é bastante justificável. A baba ligeiramente esbranquiçada, eliminada ao se cortar o fruto, é o principal motivo para a recusa do alimento. Sua casca ligeiramente peluda também não é seu melhor cartão de visita. Mesmo com esses empecilhos, grandes chefs souberam extrair o que de melhor ele proporciona. Alex Atala, Roberta Sudbrack, Ivo Faria e Benê de Oliveira testaram e aprovaram.


Você gosta de quiabo?
Fiz esta receita hoje. Ficou uma delícia! Super sequinha, bem verde com pontos vermelhinhos do tomate cereja. Foi um prato muito bem aceito. Aqui vai a receita:


Ingredientes

250gr de quiabos frescos (uma bandeja pequena), lavados, secos e cortados em rodelas finas de 0,5 cm.
1 cebola pequena, picadinha
3 tomates cerejas em rodelinhas finas de 1 cm.
2 colheres de azeite
1 colher de vinagre
Sal
Pimenta do reino


Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em um refratário fundo.
Leve ao microondas por 11 minutos


Sirva, acompanhado de
* Arroz especial (azeite, 2 ovos mexidos, arroz branco, parmesão ralado grosso, salsinha picadinha);
* Filé a milanesa;
* Suco de acerola.



Prefira alimentos frescos e orgânicos


O quiabo tem origem africana, foi trazido para o Brasil juntamente com os escravos, e hoje é um ingrediente típico da cultura brasileira. Sua maior presença encontra-se em pratos regionais como o Caruru, feito à base de quiabos e camarões cozidos em caldo de peixe ou camarão, que ilustra a culinária baiana. Na cozinha mineira é fácil encontrar o ingrediente em receitas como o Frango com Quiabo, originário da região.


Na hora de comprar, escolha os quiabos tenros, bem cheios e firmes. Quando ele está bom para consumo, sua ponta se quebra com facilidade e sua coloração é verde-clara. Deve ser consumido rapidamente, pois fica murcho, fibroso, e escurece logo em seguida.
Além da versatilidade na hora do preparo, o quiabo concentra muitas vitaminas e minerais. Rico em vitamina A, é um excelente antioxidante. Destaque ainda para o potássio, as vitaminas B1, B2 e ácido fólico, que auxilia na recuperação celular. A vitamina C contida no alimento raramente é aproveitada pelo organismo, porque se perde com o cozimento. É ainda de baixo teor calórico e de fácil digestão, recomendado para pessoas com problemas no aparelho digestivo e infecções nos rins, bexiga e intestino.


By Ro Archela

Adaptado de
http://www.altagastronomia.com.br

2 comentários:

  1. Olá, a receita pode até ter ficado boa, mas te confesso, eu odeio quiabo, não gosto nem de pensar, mas tem gosto para tudo né?
    um beijão!
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Rõ, eu adoro quiabo e receita de microondas melhor ainda rsrsrsrsrs
    certamente irei testar e vou enviar o link para uma amiga que adora também!
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo