17 de dezembro de 2011

A técnica do Pomodoro

Você utiliza um timer na cozinha?
 A técnica Pomodoro foi criada pelo italiano Francesco Cirillo nos anos de 1980, quando ele era um estudante universitário. É claro que ela não foi criada para organização da casa, mas podemos testá-la em casa também. A Flaylady utiliza 15 minutos e a Pomodoro utiliza 25 minutos.

Nessa técnica você foca uma atividade ou mais atividades de sua lista por 25 minutos, e depois descansa outros 5, para então voltar ao trabalho por mais 25 minutos e assim sucessivamente. Ao final de três ou quatro rodadas, certamente você estará cansada, então poderá relaxar por um tempo pouco maior. Mas o grande propósito da técnica Pomodoro é não permitir que você se disperse, algo muito fácil de acontecer no cotidiano. Não é mesmo?

Para colocar a técnica em prática em casa, será necessário uma lista das atividades a serem realizadas no dia, anotadas na agenda e um timer.

1. Se você não agendou antes, faça uma lista das coisas que gostaria de fazer.

2. Ajuste o timer e trabalhe na primeira tarefa durante 25 minutos (um pomodoro) sem parar.
  • Após o término desses 25 minutos, faça um intervalo de 3 a 5 minutos. Nesse intervalo você pode ler e-mails, twittar, ir ao banheiro, alongar-se ou relaxar.
3. A cada quatro ciclos de 25 minutos, faça um descanso maior de 15 a 30 minutos.
  • É possível preparar um lanche, fazer ligações, ir a padaria ou assistir a um video no YouTube.
4. Marque um X ao lado das atividades concluídas.
  • Durante a duração de um ciclo (25 minutos) não é permitido desviar-se da tarefa por nenhum motivo. Não atenda telefones, leia e-mails ou mude o foco da sua atenção. Por isso, para conseguir manter-se firme na técnica, existe uma regra importante:
5. Tenha ao seu lado uma folha em branco para anotar todas as possíveis distrações ou tarefas que forem lembradas naquele momento.
  • As medidas para esses lembretes serão tomadas após o final do ciclo de 25 minutos. Em hipótese alguma interrompa o ciclo de 25 minutos. O fato de ter suas atividades pré agendadas e marcá-las como concluídas após sua execução, possui grande impacto psicológico, tanto pela organização das tarefas, quanto pela realização, pois representa um acordo com você mesma.
Vamos tentar? Nossa casa merece! 

By Ro

2 comentários:

  1. 25 minutos é um bom tempo, nem sempre consigo realizar algumas atividades em 15 minutos.irei testar!
    Bj e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Respondendo ao seu comentário lá no meu blog, muito triste um país rico e futuramente sem história.....
    Recebi a revista Galileu e li sobre o método Pomodoro, achei super interessante!
    bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo