7 de janeiro de 2012

La Nouvelle Cuisine

A Nouvelle Cuisine tem seus admiradores e os seus críticos. É sobretudo, uma opção de requinte sempre bem apreciada. Um regalo para os olhos. Você mesma pode preparar em sua casa, um prato aparentemente tão sofisticado como aquele que já viu em um restaurante internacional e surpreender seu marido, namorado ou seus amigos. Veja o blog Casa da Zi ela tem algumas aulas de sofisticação e graça.



Veja como é simples. As dicas a seguir podem ajudar você garantir o sucesso.
1 - O primeiro passo é muito simples. Evidencie o ingrediente principal do prato em relação aos demais. Se o prato for bacalhau com purê, o bacalhau deve ficar mais alto  do que os demais ingredientes, dispostos no prato.
2 - Os acompanhamentos nunca devem ser da mesma cor do ingrediente principal. Utilize ingredientes com diferentes cores no prato. Como o prato de bacalhau com batatas possui praticamente a mesma cor, escolha guarnições coloridas.
3 - Uma regra importante da Nouvelle Cuisine é deixar as bordas do prato livres. Os alimentos devem se concentrar somente no centro do prato.
4 - A apresentação do prato deve ser elaborada e sofisticada, mas ao mesmo tempo simples e de bom gosto. Não exagere nas guarnições e na montagem do prato.
5 - Na decoração, utilize ervas frescas que combinam com o ingrediente principal como salsinha, coentro, cebolinha e manjericão.
6 – Utilize salsinha bem picada e faça uma linha no prato definindo um ponto estratégico à sua escolha. Fica lindo!
7 - Os legumes devem ser cortados de forma regular e colocados no prato de formas diversificadas. Crie formas geométricas diversificadas.
8 - A colocação do molho deve ser bem cuidadosa. É recomendável utilizar uma bisnaga para pincelar em pontos chave do prato, como por exemplo: leve salpicada sobre as verduras, ou pontos específicos de molho em cima da carne.
9 - Todos os ingredientes devem ser frescos e bem laminados, fatiados ou picados.
10 - Pouca quantidade, poucos ingredientes e poucas guarnições são as recomendações. Cada prato deve ser preparado individualmente, de acordo com o número de comensais.

By Ro Archela

Um comentário:

  1. Fiz um cruzeiro e a apresentação dos pratos do restaurante principal era tão elaborada que esperávamos mais pra ver que pra sentir o sabor.
    Quanto ao Prezi, sou iniciante daquelas curiosas e persistentes. Se precisar de uma ajudinha é só deixar a pergunta por lá.
    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo