Pular para o conteúdo principal

E por falar em esmaltes, quer conhecer a acetona?


Em química, a acetona também é conhecida como dimetilcetona, 2-propanona, propan-2-ona ou simplesmente propanona com fórmula química CH3(CO)CH3. É um composto orgânico sintético que também ocorre naturalmente no meio ambiente. É um líquido incolor de odor e sabor fáceis de distinguir. Evapora facilmente, é inflamável e solúvel em água.

Utilizações da acetona
A acetona é utilizada como solvente e como intermediário na produção química. Os maiores usos são na produção de metacrilato de metila, ácido metacrílico e metacrilatos superiores, bisfenol A, metil-cetona-isobutil, remédios e aplicações farmacológicas. Também existem aplicações na indústria alimentícia como solvente de extração para gorduras e óleos, e como agente de precipitação de açúcar e amido de purificação.
A acetona é utilizada como solvente em esmaltes, tintas e vernizes; na extração de óleos e na fabricação de fármacos. Possui emprego na indústria de explosivos como gelatinizante da pólvora sem fumaça (nitrocelulose) e como produto inicial de sínteses químicas, em especial na indústria farmacêutica.
Acetona é frequentemente o componente primário (ou único) na remoção de esmalte de unha, porém atualmente mulheres utilizam o acetato de etila em substituição à acetona para remoção de esmaltes em suas unhas. Elas acreditam que seja menos prejudicial e nocivo às unhas e à pele. A acetona é também usada como um removedor de supercola. Ele pode ser usado para polimento e limpeza de resinas de fibra de vidro e epóxi. É um forte solvente para maioria dos plásticos e fibras sintéticas.

Implicações à saúde e ao ambiente
Genericamente, a acetona não é considerada um composto muito tóxico, mas pode agredir a mucosa da boca, irritar e danificar a pele. Os tipos de acidentes mais comuns são os domésticos, por ingestão ou inalação da acetona, mas outros tipos também podem acontecer como queimaduras por uso inadequado do produto e acidentes por intoxicação. Quando o produto é absorvido pelas vias aéreas em altas concentrações tem efeitos narcóticos e pode levar ao coma.
Os efeitos em longo prazo da exposição à acetona são bem conhecidos de estudos de animais. Danos aos rins, fígado e nervos, aumento de malformações congênitas e redução da capacidade de reprodução dos machos ocorrem em animais expostos em longo prazo. Não se sabe se estes mesmos efeitos seriam exibidos em humanos.


Mas os danos no que diz respeito à acetona também afetam o ambiente. Tanto a forma aquosa do composto quanto os vapores comumente produzidos por ele são altamente inflamáveis e as reações de combustão estão sujeitas a acontecer. A acetona é um composto orgânico, que na presença de oxigênio e fontes de ignição, pode entrar em combustão
Assim, tratando-se de um poluente completamente miscível com água, sua possível infiltração no solo sem pavimento e sua chegada ao rio mais próximo podem comprometer a integridade das águas usadas para consumo. Dessa forma, a solução de acetona com água é extremamente prejudicial. 
By

Postagens mais visitadas deste blog

Onde estão as pilhas? Como guardar pilhas em casa.

Nossos aparelhos domésticos e de trabalho, controles remotos, brinquedos e vários equipamentos utilizados no dia a dia necessitam de pilhas para funcionar. Quando a pilha acaba é um transtorno se não houver reserva disponível. Porém, o armazenamento deve ser feito com critério, guardar novas com novas e usadas com usadas, porque quando guardadas juntas, as velhas roubam energia das novas.
Formatos e nomenclaturas A pilha no formato AA ou 2A é a mais comum de todas. De tamanho médio, geralmente é utilizada em relógios de parede, brinquedos e lanternas. Já a pilha AAA, também chamada de 3A ou pilha palito, é a menor, com frequência utilizada em controles remotos e MP3 players, onde o espaço é reduzido. Ambas têm a mesma voltagem (1,5v) e a diferença fica apenas no tamanho. Além das mais utilizadas, existem também as pilhas C (formato médio) geralmente usadas em lanternas pequenas. Também existem no mercado as pilhas D (formato grande), que normalmente são utilizadas em lanternas maiores…

Conheça os licores famosos e como servir

Licor é uma bebida antiga que tem base de destilado, é aromatizado e possui no mínimo, 20% de açúcar. Os mais famosos do mundo vem da Europa porém, há registros históricos sobre povos antigos que consumiam algum tipo de bebida semelhante ao licor. 
Licores mais famosos do mundo •   Amaretto Disaronno (Itália): o licor de amêndoas •    Frangélico (Itália): avelã •    Pisa Nut Liqueur (Itália): avelã •    Vermeer Dutch Chocolate Cream (Noruega): chocolate •    Kahlúa (México): café •    Tia Maria (jamaica): café •    Chambord (França): Framboesa •    Maraschino (Itália): Cereja •    Limoncello (Itália): limão siciliano •    Midori (Japão): melão •    Sortilége (Canadá): maple •    Cointreau (França): laranja •    Grand Manier (França): laranja •    Bénédictine (França): ervas em fórmula secreta criada em 1510. •    Chartreuse (França): fórmula secreta a base de ervas •    Jägermeister ( Alemanha): Feito desde 1878 leva 56 tipos de ervas •    Pernod (França): anis •    Sambuca Romana (Itália): anis e uma c…

Cuidados essenciais com o guarda-roupa

O guarda-roupa também necessita de cuidados. Uma boa limpeza na parte interna para retirar odores antigos é bom. Verifique se não há cheiro de mofo ou se há presença de traças. Esses fatores estragam as roupas mas, para todos há solução.
Fonte Produtos e quando usar cada um:
Bicarbonato de sódio
•Para retirar odores antigos, dilua 1 colher de sopa de bicarbonato em um litro de água e passe um     pano umedecido em todo o armário.
• Retire tudo do guarda roupas e deixe as portas abertas durante algumas horas 
•Seque com um pano de algodão.
•Espere a secagem completa antes de recolocar as roupas.

Vinagre 
•Para retirar o cheiro de mofo retire tudo de dentro do guarda roupas.
•Aqueça um litro de vinagre e coloque em um recipiente de boca larga dentro do armário com as portas fechadas por 3 horas.
•Depois de retirar, passe um pano umido.
•Deixe aberto por várias horas para que seque bem. Se necessário, utilize o secador.
•Lave as roupas e objetos e seque ao sol antes de guardar.
•Este process…

Minha receita de batata sauté

A minha melhor receita de batata sauté tem queijo!



Cada um tem a sua receita preferida,  faço a minha assim:
Lavo e descasco as batatas, corto em 4 e depois em 4 novamente. Cozinho com pouca água e sal. Escorro, coloco manteiga em uma frigideira funda, coloco as batatas e salteio rapidamente. Coloco queijo parmesão e dou uma salteada na frigideira para dourar. Finalizo com um pouco de salsinha bem picadinha e sirvo imediatamente.
*Sauté: Esse termo vem de uma palavra francesa que significa "saltar". Na gastronomia significa colocar a comida em panela muito quente, com um pouco de manteiga ou azeite, e sacudi-la durante o processo de cozimento.
Quer conhecer um pouco mais sobre a produção da batata orgânica? Veja neste manual como produzir batata orgânica

Créditos da foto

Rotina diária de Marie Kondo ao voltar do trabalho

Primeiro, abro a porta e anuncio para minha casa: “Cheguei!” 
Pego o par de sapatos que usei no dia anterior e deixei no hall, e digo: “Muito obrigada pelo trabalho árduo”, guardando-o no armário. Em seguida, descalço os sapatos que usei naquele dia e os coloco cuidadosamente no lugar onde estavam os de ontem.  Sigo para a cozinha, ponho a chaleira no fogo e vou para o meu quarto.  Deixo minha bolsa no tapete de pelo de carneiro e tiro as roupas que usei na rua. Coloco o blazer e o vestido num cabide, digo “Bom trabalho!” e os penduro provisoriamente na maçaneta do armário. Coloco a meia-calça no cesto de roupa suja, escolho uma roupa confortável e me visto. Cumprimento a planta que está num vaso na janela e acaricio suas folhas.  Minha tarefa seguinte é esvaziar o conteúdo da minha bolsa e guardar cada objeto em seu devido lugar.  Primeiro, retiro todos os comprovantes de pagamento da carteira, depois guardo-a numa caixa perto da minha cama.  O relógio de pulso fica numa caixinha antiga, e …