Pular para o conteúdo principal

Minha casa é um Lar

O que é um lar?



Trouxe o texto de Leda Gino, a verdadeira autora do Poema Casa Arrumada, para a gente refletir:


Casa Arrumada

Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia. Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.

Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar.


Sua casa é um lar?

Eu entendo que Lena Gino tem toda razão, diz Carleto. Porque o que importa mesmo na vida é ser feliz. Eu aposto que tem gente que vive muito melhor em uma casa simples, mas que irradia alegria. Há casas imensas, ricamente decoradas, tudo com muito bom gosto, cada coisa rigorosamente em seu lugar. Porém, habitadas por gente mal-humorada, amargurada, que não conversa com os próprios irmãos, filho que não faz um carinho no cabelo da mãe… Pessoas que se saem muito bem na tarefa de ganhar a vida, mas que não cultivam a arte de se dar um tempo para serem felizes.

E você, o que acha?
By

Postagens mais visitadas deste blog

Onde estão as pilhas? Como guardar pilhas em casa.

Nossos aparelhos domésticos e de trabalho, controles remotos, brinquedos e vários equipamentos utilizados no dia a dia necessitam de pilhas para funcionar. Quando a pilha acaba é um transtorno se não houver reserva disponível. Porém, o armazenamento deve ser feito com critério, guardar novas com novas e usadas com usadas, porque quando guardadas juntas, as velhas roubam energia das novas.
Formatos e nomenclaturas A pilha no formato AA ou 2A é a mais comum de todas. De tamanho médio, geralmente é utilizada em relógios de parede, brinquedos e lanternas. Já a pilha AAA, também chamada de 3A ou pilha palito, é a menor, com frequência utilizada em controles remotos e MP3 players, onde o espaço é reduzido. Ambas têm a mesma voltagem (1,5v) e a diferença fica apenas no tamanho. Além das mais utilizadas, existem também as pilhas C (formato médio) geralmente usadas em lanternas pequenas. Também existem no mercado as pilhas D (formato grande), que normalmente são utilizadas em lanternas maiores…

Conheça os licores famosos e como servir

Licor é uma bebida antiga que tem base de destilado, é aromatizado e possui no mínimo, 20% de açúcar. Os mais famosos do mundo vem da Europa porém, há registros históricos sobre povos antigos que consumiam algum tipo de bebida semelhante ao licor. 
Licores mais famosos do mundo •   Amaretto Disaronno (Itália): o licor de amêndoas •    Frangélico (Itália): avelã •    Pisa Nut Liqueur (Itália): avelã •    Vermeer Dutch Chocolate Cream (Noruega): chocolate •    Kahlúa (México): café •    Tia Maria (jamaica): café •    Chambord (França): Framboesa •    Maraschino (Itália): Cereja •    Limoncello (Itália): limão siciliano •    Midori (Japão): melão •    Sortilége (Canadá): maple •    Cointreau (França): laranja •    Grand Manier (França): laranja •    Bénédictine (França): ervas em fórmula secreta criada em 1510. •    Chartreuse (França): fórmula secreta a base de ervas •    Jägermeister ( Alemanha): Feito desde 1878 leva 56 tipos de ervas •    Pernod (França): anis •    Sambuca Romana (Itália): anis e uma c…

Cuidados essenciais com o guarda-roupa

O guarda-roupa também necessita de cuidados. Uma boa limpeza na parte interna para retirar odores antigos é bom. Verifique se não há cheiro de mofo ou se há presença de traças. Esses fatores estragam as roupas mas, para todos há solução.
Fonte Produtos e quando usar cada um:
Bicarbonato de sódio
•Para retirar odores antigos, dilua 1 colher de sopa de bicarbonato em um litro de água e passe um     pano umedecido em todo o armário.
• Retire tudo do guarda roupas e deixe as portas abertas durante algumas horas 
•Seque com um pano de algodão.
•Espere a secagem completa antes de recolocar as roupas.

Vinagre 
•Para retirar o cheiro de mofo retire tudo de dentro do guarda roupas.
•Aqueça um litro de vinagre e coloque em um recipiente de boca larga dentro do armário com as portas fechadas por 3 horas.
•Depois de retirar, passe um pano umido.
•Deixe aberto por várias horas para que seque bem. Se necessário, utilize o secador.
•Lave as roupas e objetos e seque ao sol antes de guardar.
•Este process…

Minha receita de batata sauté

A minha melhor receita de batata sauté tem queijo!



Cada um tem a sua receita preferida,  faço a minha assim:
Lavo e descasco as batatas, corto em 4 e depois em 4 novamente. Cozinho com pouca água e sal. Escorro, coloco manteiga em uma frigideira funda, coloco as batatas e salteio rapidamente. Coloco queijo parmesão e dou uma salteada na frigideira para dourar. Finalizo com um pouco de salsinha bem picadinha e sirvo imediatamente.
*Sauté: Esse termo vem de uma palavra francesa que significa "saltar". Na gastronomia significa colocar a comida em panela muito quente, com um pouco de manteiga ou azeite, e sacudi-la durante o processo de cozimento.
Quer conhecer um pouco mais sobre a produção da batata orgânica? Veja neste manual como produzir batata orgânica

Créditos da foto

Rotina diária de Marie Kondo ao voltar do trabalho

Primeiro, abro a porta e anuncio para minha casa: “Cheguei!” 
Pego o par de sapatos que usei no dia anterior e deixei no hall, e digo: “Muito obrigada pelo trabalho árduo”, guardando-o no armário. Em seguida, descalço os sapatos que usei naquele dia e os coloco cuidadosamente no lugar onde estavam os de ontem.  Sigo para a cozinha, ponho a chaleira no fogo e vou para o meu quarto.  Deixo minha bolsa no tapete de pelo de carneiro e tiro as roupas que usei na rua. Coloco o blazer e o vestido num cabide, digo “Bom trabalho!” e os penduro provisoriamente na maçaneta do armário. Coloco a meia-calça no cesto de roupa suja, escolho uma roupa confortável e me visto. Cumprimento a planta que está num vaso na janela e acaricio suas folhas.  Minha tarefa seguinte é esvaziar o conteúdo da minha bolsa e guardar cada objeto em seu devido lugar.  Primeiro, retiro todos os comprovantes de pagamento da carteira, depois guardo-a numa caixa perto da minha cama.  O relógio de pulso fica numa caixinha antiga, e …