27 de julho de 2012

Dicas para organizar sua caixa de e-mails


Quantos e-mails você recebe por dia?



A quantidade de informações que recebemos todos os dias é muito grande e precisa ser organizada, assim como o restante da casa e da vida. A chave para conseguir um gerenciamento de e-mail adequado é  manter a caixa de entrada vazia.
Para isso é preciso criar um sistema de gerenciamento de e-mail organizado
A sugestão é a seguinte: processar o e-mail  da mesma forma que se faz com qualquer tarefa: deletar, responder, agendar, encaminhar ou arquivar

  • Deletar

Excluir tudo que não é importante
Responder
Se o e-mail deve ser respondido, não o tire da caixa de entrada até que possa respondê-lo. Se a resposta for levar menos de 3 minutos, responda na hora. Esta regra é mágica. Se precisa responder e isso vai levar poucos minutos, faça, pois vai demorar mais para guardá-lo, abri-lo e lê-lo novamente de novo do que lidar com ele de uma vez.

  • Agendar

Os e-mails que vão demorar mais de 3 minutos para serem respondidos e não podem ser despachados imediatamente, devem ser tratados de duas formas:
1. Guarde em uma pasta chamada @Ação na lista de pastas do Navegador. O símbolo @ faz com que esta pasta fique em primeiro lugar na lista de pastas existentes.
2. Anote uma data e horário para executar aquela tarefa, em seu calendário. Depois coloque o e-mail numa pasta de referência (arquive)

  • Delegar

Se alguma outra pessoa precisa fazer algo a respeito de um e-mail, encaminhe-o a ela. Idealmente, isto deve ser feito imediatamente, a menos que vá demorar muito mais de 3 minutos para encaminhar. Se necessário, você pode acompanhar este encaminhamento enviando uma copia para você mesmo. Logo que receber o e-mail de volta em sua caixa de entrada, você pode colocá-lo em uma pasta @Acompanhar, por exemplo.

  • Arquivar

Supere sua resistência em criar pastas de referência. O propósito desta pastas de referência é te dar um sistema simples de armazenamento para os e-mails que você precisa manter arquivados. Com a Caixa de Entrada selecionada, você pode criar pastas organizadas por tema, tópico, projeto, pessoa, ou qualquer coisa que faça mais sentido para você.
Lembre-se de revisar o conteúdo das pastas @Ação e @Acompanhar com tanta freqüência quanto os seus outros lembretes ou tarefas, para operar dentro da estrutura mais produtiva para uso do seu tempo.


Fonte: Adaptado de http://ozorganize.wordpress.com/2010/01/27/organize-seus-e-mails/

4 comentários:

  1. Olha estas dicas são preciosas...

    pois basta ficar uns dias sem acessar a caixa postal e fica tudo lotado...rsrs
    Se não seguir ao pé da letra tudo o que você colocou aqui vira uma loucura.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Rô,

    Se tem uma coisa que está bagunçada na minha vida, é minha caixa de emails. Nossa, isso é o mesmo que ter uma mesa cheia de papeis, lixo etc. Chega me fazer mal.

    Amei essas dicas e vou começar a colocá-las em prática ainda hoje.

    Um lindo final de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. gostei bastante tenho de fazer isso nos meu email's, eu comecei por separa o tema por email (negocios, familia, blog)
    mas tenho que os organizar por dentro
    Viver num T0

    ResponderExcluir
  4. Amei seu blog!!!!!!!!!!
    Suas dicas são incríveis...
    Já sou sua seguidora...
    Te convido pra conhecer meu blog e ser minha seguidora
    Abraços
    Luciana Campos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo