21 de julho de 2012

Minha casa


Dar novo uso a algo que está guardado, planejar novos arranjos, reorganizar. Colocar a teoria em prática.


Quando criei o blog Agenda de Casa, meu objetivo foi organizar uma agenda para minha casa, visando facilitar meu dia a dia.

Ao preparar os posts, tenho pesquisado, estudado e também, conversado com muitas pessoas sobre as tarefas domésticas. Papo gostoso que não pertence somente as mulheres. Embora minha conversa aqui, seja com as mulheres, alguns homens acompanham o blog  e gostam muito.

Penso que chegou a hora de falar um pouco da minha casa e mostrar como me organizo em um apartamento pequeno. Ontem li o post da Thais no Vida Organizada e fiquei pensando como ela está certa em desmistificar a organização. A Thais falou tudo que eu sempre pretendi dizer aqui na Agenda de Casa. Não sou perfeita! Minha casa não está sempre brilhando! Sou uma pessoa normal!

Planejamento e organização são fundamentais, porque minha casa é dinâmica. Organizar, arrumar, reaproveitar, quebrar, consertar, tirar, guardar, colocar. É uma casa em constante movimento!
Não preciso de muita coisa para viver. Ao observar atentamente ao redor posso concluir que não preciso de novas caixas para guardar meus objetos. As vezes, uma pequena troca de lugar ou de função, dá um novo visual e acomoda melhor. A grande sacada é diminuir a quantidade de objetos e manter somente aquilo que é essencial para a vida e o que realmente amo. Ter somente o que uso, esse é meu lema. Viver sem excessos é a melhor maneira de ser organizada.

Pensando nisso, esta semana reorganizei o armário do banheiroLevei da cozinha, um tupperware de guardar saladas na geladeira que não usava, porque guardo verduras lavadas em sacos plásticos. Coloquei no armário do banheiro principal com sabonetes, pasta dental, shampoo, cremes, creme corporal e outros itens. Eu tinha uma caixa maior que ocupava muito espaço e dificultava o acesso para pegar o secador e os tapetes de toalha que ficam no fundo. Como a nova caixa é comprida, alta e estreita, acomoda tudo sem ocupar muito espaço. 


Resultado: o armário do banheiro ficou organizado, prático e bonito sem que entrasse nada novo em casa!


10 comentários:

  1. Eu concordo plenamente em ter somente o que precisa messsmo, tb adoto este procedimento aqui em casa.
    Armário do banheiro organizado é tudo de bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Neli, Além de aproveitar o que se tem em casa para organizar, melhor ainda, diminui as coisas sem uso e organiza melhor os espaços!

    ResponderExcluir
  3. Você está certa. Ter apenas o que usamos. Passou disso inicia-se a desorganização. Puxa, gostei das suas palavras.
    Beijos,
    Bel

    ResponderExcluir
  4. Uma vida sem excessos é tudo que eu desejo! Não sou consumista demais, mas tenho mania de guardar coisa velha. Isso é um problema em minha casa, pq eu preciso de um quarto só para minhas tralhas.

    Que que eu faço, Rô???

    ResponderExcluir
  5. Bel, se aproveitarmos durante um tempo o que já temos, podemos economizar e dar mais personalidade a casa! um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Paty, procura tirar um objeto de cada vez e dar um destino certo para ele. Logo seu quarto de tralhas não será mais o mesmo. Coragem! bjs

    ResponderExcluir
  7. Excelente este post! Ontem eu também li o post da Thaís e deu vontade de mostrar pra todo mundo. Hoje mesmo eu fiz como você Ro, eu estava precisando de um armário para o quarto do meu filho, onde eu pudesse colocar a TV tanto no alto (para ver filmes deitado)quanto no baixo (para usar o video game ou ver TV sentado)porque ele só tem 4 anos. E só hoje percebi que na minha sala eu tinha um que ficaria ideal e sem gastar dinheiro. Foi o que fiz, e agora mesmo ele está com o pai lá no quarto jogando video game, rsrsrs. Ficou super funcional, bonito e sem custo. Isto é organização!! Depois vou tirar uma foto e postar no meu blog que só tem 1 mês de vida, mas você, Thaís e outras tem me inspirado bastante. Quando der, faz uma visitinha lá. Bjs. http://organizandose.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Rô,

    Gostei demais da forma que você colocou esse assunto.
    Li, pela manhã, antes de sair de casa. Como tinha uma lista de coisas necessárias para comprar, acrescentei essa sua sugestão. Ou seja, aproveitar o que já tenho em mãos.
    Não compro nada por empolgação, ou sem pesquisar, mas, preciso me policiar ainda mais nesse sentido.

    Então, dentre as coisas que estavam na lista, eram objetos organizadores.

    Passei horas nas lojas, e cada coisa que via, mesmo em um bom preço, eu relutei e tentei lembrar de coisas que tenho que poderiam substituir.

    Comprei sim, três coisas. Uma cesta para colocar escovas e outra para os panos de limpeza na lavanderia, e um pequeno organizador para a mesa de meu computador. O mais caro custou $2.00. Risos Fiquei super feliz com o preço e como as coisas ficaram mais organizadas com eles.

    Estou empenhada na organização e no desapego. Separando as coisas, descobri que algumas que trouxe do Brasil há três anos, nunca usei. Chegou me dar uma dor no coração.

    Enfim, já tenho um saco enorme e duas caixas de roupas e objetos para levar para a doação.


    Escrevi muito, mas precisa lhe dizer o quanto o seu blog está dando resultado. Obrigada e parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post! e eu também tento fazer isso aqui em casa: às vezes, mudando um utensílio de "função" já temos uma nova vida pra nossa casa!!! bjk

    ResponderExcluir
  10. Simplicidade é tudo de bom! Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo