10 de julho de 2012

Qual é a melhor tábua de corte?

É difícil escolher entre as clássicas, as mais bonitas e as mais saudáveis.

Eu gosto da madeira, utensílios de madeira são um charme, mas as clássicas tábuas de corte feitas em madeira não são as mais recomendadas para corte porque acumulam microorganismos vivos.

As mais bonitas são as de vidro, coloridas e estampadas. A minha enfeita o balcão cheia de limões verdes, uma graça, porém, embora seja muito saudável,  acaba com o fio de qualquer faca, além do risco de cortar as mãos, pois os alimentos tendem a escorregar no vidro.

As mais saudáveis são as mais baratas também. Feitas de politileno, possuem cores diversas e devem ser trocadas quando apresentam marcas e ranhuras de cortes. O ideal é utilizar uma tábua para os alimentos crus que serão cozidos e outra para alimentos prontos como pães, frutas frescas e queijos.

É recomendável lavar e enxaguar bem, após cada uso. Antes de guardar, você pode pulverizar com álcool,  água sanitária uma vez na semana, com vinagre branco ou esfregar limão, que é um ótimo bactericida.



O uso da tábua e de outros utensílios de polietileno é recomendado pela  ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Vamos conferir nossas tábuas?

8 comentários:

  1. Rô, há 3 dias que descobri seu blog e fui conferir todo o conteúdo. Sinceramente adorei e vou pegar umas dicas suas para colocar minha casa em ordem, pois confesso: está uma desordem.
    Há dias também estou procurando uma tábua de corte, escolhendo por qualidade e preço. E ficarei com a de politileno mesmo, comprarei duas, uma para carnes e outra para verduras. Ideal a dica de não misturar os alimentos na mesma tábua.
    Parabéns pelo seu blog e agora sou mais uma seguidora.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica! Tenho 2 dessas de vidro lindas por sinal!!! E tenho também as de plástico, mas agora vou separar mesmo... as de vidro para as verduras e as de plásticos pra carnes em geral!!! Vou até dar uma olhada amanhã pra ver qual estado elas estão!!! Bjk

    ResponderExcluir
  3. Olá RÔ,

    Cheguei até aqui através do blog da Paty.
    Adorei as dicas que vi por aqui.
    Parabéns por repassar informações tão importantes.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rô, cheguei a pouco por aqui, mas já visitei várias vezes antes, gosto do conteúdo do seu blog. Eu uso tábua de vidro, inclusive tenho um post programado a respeito.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu uso o da terceira opção.. rs Para limpar eu deixo ela de molho na água com vinagre durante a noite, no outro dia ela aparece branquinha. Quero comprar uma de vidro também, mas tem tantos tamanhos e estampas que ainda não me decidi. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma de vidro e uma plástica, mas a de vidro, uso pouco. Tenho medo de quebrar e acabar me cortando. Minha mãe sempre fala pra colocar a plástica na água sanitária, mas eu fico com medo de ficar resíduo. kkkkkkkk
    Agora vou confiar!

    ResponderExcluir
  7. Lá em casa usa-se muito pouco tabua de carne, porque a gente nunca almoça em casa...Mas tem a de madeira e a de plastico tbm. Sei que a de madeira não é recomendada mais, mas ainda é usada por mim! Confesso meu crime! A de plastico nem lembro de usar...rsrs..
    Adorei o seu blog. Agora sim seguindo
    beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  8. Olá, Rosely. Fui fazer uma verificação bastante acurada sobre o material indicado para utilizar na cozinha para cortes de alimentos. Para meu espanto, o que encontrei nos institutos norte-americanos e europeus vão frontalmente contra a decisão da Anvisa de condenar a madeira para uso na cozinha. Muito pelo contrário, ela é a mais indicada. Talvez fosse interessante um aprofundamento melhor no assunto. Fica aqui a sugestão.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo