7 de julho de 2012

Receitas antigas tiram manchas atuais?




Até as manchas mudaram nas últimas décadas em decorrência da mudança da composição química dos alimentos. Vemos por exemplo, que antes o chocolate era feito com leite e cacau e hoje é uma mistura complexa de conservantes e corantes. O mesmo acontece com a maioria dos produtos industrializados que consumimos.

Por isso, a cada momento a pesquisa em química busca inovações. Há pouco tempo, os pesquisadores chegaram à criação de alvejantes sem cloro e esses produtos estão em processo crescente no mercado.

Como uma pessoa interessada nos produtos de limpeza, tenho pesquisado alternativas domésticas como o uso do peróxido de oxigênio na lavagem de roupas brancas e o resultado tem sido bom.

Nas últimas semanas me rendi ao teste com Vanish poder O2 por ser um produto químico muito simples. Apresenta em sua composição a água oxigenada. Sim, o peróxido de hidrogênio, um produto utilizado como desinfetante, esterilizante e um dos melhores produtos para clareamento dos dentes e cabelos. Essa substância tem a vantagem de não estragar as roupas coloridas. Ele ataca diretamente as manchas, removendo-as sem causar danos ao tecido.

Esse produto funciona como a água oxigenada; é composto pelo Percarbonato de sódio, que ajuda a dissolver as manchas difíceis antes da lavagem. Por ser sólido, o Percarbonato de sódio além de ser usado nos produtos para remoção de manchas, passou a ser conhecido como “Peróxido de hidrogênio sólido”. Ele se decompõe gerando água, oxigênio e carbonato de sódio. O composto não possui somente a função do Peróxido de hidrogênio, apresenta também, a propriedade de se decompor em baixas temperaturas, gerando oxigênio e retirando diretamente as manchas. Ao se decompor, mesmo aumentando o pH da água, o Percarbonato de sódio não é nocivo ao meio ambiente, explica  Roberto Dalmo

Você utiliza algum desses novos produtos com peróxido de hidrogênio na lavagem de roupas?

7 comentários:

  1. Uso também o Vanish...Lindo fds,sem manchas,mrsrs beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante!!!Passei pra te desejar um lindo final de semana. Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica, estamos sempre aprendendo nos blogs
    adorei
    ÓTIMO FINAL DE SEMANA
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  4. Tmbém gosto muito do produto..é o que mais uso!
    adorei seu blog...gostaria que viesse conhecer o meu qd puder,ok?! Adorarei recebê-la...
    Bjs, Sheyla

    http://www.daybydaysheyladoumit.com/

    Se gostar e puder SEGUIR..agradeço desde já...!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da dica...ainda nao uso nenhum destes produtos...bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu uso o Vantage da Bombril (o líquido) que é muito bom também e é mais barato que o Vanish (líquido). Aquele Vanish em pote que custa em torno de R$ 20,00 eu ainda não usei. Abraço

    ResponderExcluir
  7. Uso o SA8 alvejante. Coloco 3 tampinhas mau cheias em 10 litros de água e coloco a roupa branca seca, para molhar com esta água e deixo de molho alguns minutos (dependendo da sujeira).
    Depois levo para lavar na máquina com o Sabão em pó SA8 detergente em pó (3 colheres de sopa para 60 litros de água).
    Quando terminar o ciclo da máquina, conforme o tipo de roupa, verifico se está bom.
    Caso for bravo para alvejar. Volto a roupa pro molho no alvejante e repete o processo.
    Antes, porém, a pré-lavagem começa na passagem de roupa.
    NO recipiente com spray para passar roupa: Para 500 ml de água pura coloco 1/2 colher de chá de LOC (Líquido Orgânico Concentrado).
    E, passo a roupa branca usando o spray principalmente na área dos ombros e pescoço e sovaco, etc...
    Disso, após o uso da roupa e quando for lavá-la faço o que mencionei antes: poucos minutos no alvejante+ciclo para bater na máquina+ enxague=roupa alvejada e lavada!
    Antes de eu descobrir esta forma de passar roupa. eu penava com o amarelo debaixo do sovaco, por causa de algum perfume usado. a roupa ficava branquíssima, porem naquela região... Daí eu colocava o SA8 detergente líquido... chega esquetava, pois ele possui álcoll em sua fórmula; às vezes, acrescentava mais o alvejante bem concentrado diluído uma tampinha em 500 ml. demorava uns minutos e voltava pra máquina, ou escovava com escova de lavar roupa. Mas, saia tudo mesmo. Fora que o sol ajuda ainda mais na hora da secagem. Muito bom mesmo. E a tecnologia destes produtos é que as roupas coloridas ficam intactas. Este alvejante realça as cores dos tecidos coloridos!
    Caso, me permita, posso postar meu Email para maiores informações em como adquirir os produtos que uso e menciono aqui neste comentário?
    Parabéns pelo seu blog!
    Eunice

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo