5 de setembro de 2012

Como fazer esterilização de vidros no microondas

Para esterilizar os frascos há vários métodos que podem ser utilizados após a lavagem com detergente para retirar resíduos internos e os rótulos. Pelo método tradicional, coloca-se os vidros em uma panela cheia de água, juntamente com as tampas e deixa ferver 10 minutos, deixando depois secar bem ao natural, sobre um pano de prato limpo, antes de utilizar. Pode-se também colocar no forno convencional do fogão, ou elétrico, ou na máquina de lavar louça.

Créditos

O processo de esterilização no microondas é bem simples. Coloca-se o vidro lavado com água até quase a metade e deixa-se em potência máxima durante um período de 3 a 10 minutos. A desvantagem deste método é que as tampas metálicas precisam ser fervidas na panela no fogão por 10 minutos e as de plástico ficam na fervura por 5 minutos.

A esterilização de tubos de vidro em forno de microondas foi avaliada na pesquisa realizada por Vanessa Garcia Araújo e Jorge Kleber Chavasco da Universidade de Alfenas, Minas Gerais e publicada em1998.

Tubos de vidro contaminados com amostras microbianas foram esterilizados em forno de microondas com sucesso. As amostras contaminantes foram: Bacillus cereus, Cromobacterium violaceum, Enterobacter aerogenes, Escherichia coli, Proteus sp., Pseudomonas aeruginosa, Serratia marcescens, Staphylococcus aureus e Streptococcus faecalis.

Após a secagem do inóculo os tubos foram submetidos ao forno de microondas em potência máxima por 10 minutos. Logo após foram colocados em meio de cultura por 48 horas.

Após o tempo de incubação não foi detectado nenhum crescimento bacteriano mostrando que o forno de microondas poderá ser usado para esterilização de tubos de vidro. 

Pode usar o microondas, é seguro!

2 comentários:

  1. Oi...
    Que legal!
    Gostei de saber; eu q sou toda encucada com esterilização, achei prática e segura* a forma como você nos demonstra e garante, e eu acredito sim.
    Dá menos trabalho.
    Obrigada pela dica. Fique c Deus.
    bjus
    Já te sigo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rô.
    Gostei muito de saber que se pode esterilizar no micro-ondas. Estas dicas dão muito jeito.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo