12 de dezembro de 2013

Casa arrumada é uma casa organizada?

Minha experiência com empregada doméstica ao longo do tempo, demonstrou que a expectativa de ter a casa linda igual a capa de revista é muito frustante.



Quando temos uma empregada em casa, pensamos em encontrar tudo limpo, organizado, a casa perfumada e cada coisa em seu devido lugar, não é mesmo? Isto pode acontecer ou não, tudo depende da dona da casa e não delas!

Elas nunca vão saber o que se espera delas se a gente não for clara, não der exemplos claros do que se quer. Se ela chegou em casa, encontrou tudo desorganizado, sem lugar certo para cada coisa, como vai arrumar,limpar e organizar?


Antes de exigir como se quer é importante saber fazer, dizia minha mãe, foi por isso que ela me ensinou alguns segredos importantes como a diferença entre arrumar, limpar e organizar.
Refletindo um pouco sobre isso, proponho os seguintes passos para ter uma casa limpa e organizada
1. Arrumação
A arrumação deve ser feita todos os dias e envolve uma rotina para que a casa esteja bem agradável . Se não fizer aparece logo!

Para mim, estes são os itens básicos da arrumação:
Cozinha: pia limpa, louça guardada e fogão limpo, sem panelas, nada no chão, lixeiras limpas, panos de prato e de mão limpos e visíveis
Sala: almofadas organizadas, tapete, mesa com vaso, nada espalhado pelo chão

Banheiro: toalha, pia seca, piso seco, sabonete, papel higiênico, pasta de dente, cotonetes, sem lixo
Quarto: cama arrumada, roupas e calçados guardados
Lavanderia: roupas sujas acomodadas em cestos, lixo no lixo, material de limpeza guardado, vassouras e outros acessórios guardados.
2. Limpeza
Envolve a limpeza de cada objeto exposto ou guardado. Todos os espaços: paredes, piso e teto, parte interna dos armários; roupas de cama, mesa e banho, roupas pessoais, calçados e bolsas. Tudo precisa ser limpo e revisado periodicamente. Cada um possui uma forma específica e utiliza material ou produto específico.
3. Organização
Para organizar é preciso seguir algum critério de categorização observando diversas variáveis como freqüência de uso, tamanho, cor, tipo, utilidade e funcionalidade. Cada coisa precisa ter seu lugar específico, por isso a organização é feita aos poucos, devagar, mas, constantemente.
O resultado ao longo do tempo?
Casa limpa, arrumada, cheirosa, agradável, organizada e linda!
Para mim, casa arrumada não é sinônimo de casa organizada e o contrário também é verdadeiro. Uma casa organizada pode não estar visualmente arrumada para todas as pessoas e nem pronta para ser capa de revista.

Foto 

17 comentários:

Voltar ao topo