8 de dezembro de 2012

Como servir frutas frescas na ceia de Natal


Uma bela travessa com frutas enfeita a mesa e deixa um aroma muito agradável no ambiente. No entanto, sempre aparece a dúvida em relação a como levar cada fruta à mesa. Pensando nisto, reuni algumas dicas importantes para deixar a mesa linda e os convidados à vontade.

Frutas com cascas e polpa cremosa  - caqui, mamão, figo, fruta do conde, jaca e maracujá. Podem vir com casca e são degustadas com colher. Se houver caroços, devolvê-los à colher e depois ao prato. Banana - abre-se a casca com a mão. segura-se em uma das extremidades e puxa-se cada pedaço de casca para um lado e come-se. Também pode ser colocada no prato e cortada com o garfo em pedacinhos levando-os um a um à boca.

Frutas de casca e polpa dura - maçã, pera e goiaba. São cortadas em pedaços, como se fossem gomos. Segurar cada pedaço com o garfo. levantando-o do prato enquanto se descasca. divide-se e come-se em bocados pequenos, com garfo. Se preferir cortar antes de levar à mesa, deixe descansar em água gelada com sal para não oxidar.

Frutas difíceis de descascar - laranja, abacaxi, manga, kiwi, melancia, carambola, melão. Devem vir a mesa descascadas, sem caroço e cortadas em lâminas ou fatias. Acomode-as  em travessas retas, para que os convidados retirem usando pegadores. Não se esqueça de colocar talheres e pratos apropriados.Come-se com garfo e faca.
Foto

Frutas pequenas de casca e caroço - uva, nespera, ameixa, cereja, nectarina e pêssego. 
Lave, seque e acomode as frutas em fruteiras ou travessas que facilitem o consumo. São comidas uma a uma com a mão. Caroços e cascas podem ser devolvidos ao prato com a mão ou com a colher.

Frutas pequenas sem sementes - morango e uvas. São comidas com colher e se preciso cortar, com o auxílio de um garfo. morangos podem vir com cabinho ao natural. Pegá-lo com a mão pelo cabo, levá-lo a boca e devolver o cabo ao prato. Uvas e morangos podem ser congeladas e substituir pedras de gelo na bebida.

Salada de frutas - devem ir a mesa cortada em pedaços bem pequenos. Comê-las com a colher.

6 comentários:

  1. Ro chegou a minha agenda ADOREI!BJOS.

    ResponderExcluir
  2. Rô adorei a sugestão bjs Kel

    ResponderExcluir
  3. Ótimas sugestões.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos
    Jack
    http://meucantinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, em casa é obrigatório frutas fescas no Natal e Ano Novo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Amei o post ótimas dicas, adoro todas elas, Ro tem post novo lá no blog se você quiser dá uma passadinha lá é só clicar no link abaixo: http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/2012/12/o-cuidado-com-os-eventos-de-festa.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Ro, que prazer te conhecer, seu blog é cheio de informações muito uteis, estou aprendendo bastante aqui. Tenho uma revista eletrônica com a participação de várias blogueiras talentosas assim como vc, quando puder vem me conhecer.

    Bjos

    Larissa do www.vidatododia.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo