26 de fevereiro de 2013

Rotina de casa e a participação de cada um


Rotina de casa

créditos da imagem

Toda casa possui uma rotina e geralmente passa por quase as mesmas etapas como café da manhã, arrumações, cuidados com as roupas, compras, preparo das refeições, lavagens da louça, organização de vários itens, colocação dos objetos em seus devidos lugares, além de cuidados com objetos pessoais entre outros. Nesta rotina, todos os moradores da casa tem sua parte de responsabilidade e parceria.
  •  cada um precisa guardar suas coisas
  •  ter um lugar para cada coisa
  •  cuidar de sua correspondência
  •  guardar seus pertences
Na minha casa somos em quatro adultos. Cada um cuida de seus pertences. Existe uma divisão de tarefas acordada entre nós, quando resolvemos dispensar os serviços de empregadas domésticas.
  • um cuida da lavagem das roupas, retira a mesa e guarda cada coisa em seu lugar;
  • outro limpa os banheiros todos os dias, cuida das partes molhadas da casa, cozinha e cuida da organização geral;
  • dois cuidam do aspirador.
Somos parceiros todos estão envolvidos no bem estar da casa. Mas, aqui não existe neuras. A casa funciona, é dinâmica. Todos colaboram na manutenção. Quando um não pode outro faz e se ninguém pode fazer, fica para outro momento.

A mesa é bem posta três vezes ao dia e geralmente, fazemos as refeições em conjunto.

Pensar em uma rotina ajuda na adaptação às atividades domésticas. Com o tempo ela se torna automática. O segredo é criar uma rotina e procurar cumprir com disciplina o que foi estabelecido. 

Se você quer criar uma rotina de casa, experimente listar a rotina de sua casa e aos poucos inserir novas atividades nas quais todos os moradores possam participar. Mesmo que você não consiga realizar tudo o que programou será um bom começo.

Comece com um hábito e acrescente novas atividades aos poucos. Logo nem precisará olhar a lista para se lembrar do que precisa ser feito, principalmente se todos os moradores da casa estiverem envolvidos.

Como é a sua rotina de casa?

4 comentários:

  1. Oi Rô,
    Minha rotina é meio bagunçada, mas preciso dar um jeito nisso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ainda moro com a mamae e ela tem empregada, mas quando for pro meu ap precisarei de uma rotina tbm..
    legal as dicas..

    abraço...

    ResponderExcluir
  3. Doce sonho meu...aqui a maior parte das coisas sou eu quem faço e meu marido está começando a me ajudar, digo ajudar e não dividir, pois ele trabalha fora e eu, no momento, não estou trabalhando.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo