25 de março de 2013

10 produtos para limpeza do fogão inox

Fogão inox continua sendo tendência deixa a cozinha muito bonita. Mas como manter esse eletrodoméstico longe de manchas e opacidades?  


Listei em 10 itens para ajudar nessa empreitada

1. Água, sabão, detergentes suaves e neutros
Utilize na limpeza de rotina. Aplique com um pano macio ou uma esponja  macia. Depois enxágue com pano úmido e seque bem para manter o brilho.
2. Água e limão
Ferva os queimadores de alumínio em uma panela cobertos com água e rodelas de um limão até que ganhem brilho.
 3. Vinagre
Após fazer frituras, borrife vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.
 4. Bicarbonato de sódio e vinagre
Pulverize bicarbonato de sódio nas partes mais engorduradas do fogão e em seguida, pingue gotas de vinagre para borbulhar e facilitar a  soltura das crostas de gordura. Retire a mistura com esponja macia para não riscar.  Seque bem com pano limpo e macio.
 5. Bicarbonato de sódio, dissolvido em álcool  
Faça uma pasta com o bicarbonato de sódio dissolvido em álcool de uso doméstico e aplique com um pano macio ou com esponja nas partes que contenham manchas leves. Se preferir, use também uma escova de cerdas macias, com passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento polido.  Evite esfregar com movimentos circulares para não marcar. Depois é só enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio.
 6. Água, vinagre e detergente
Misture duas partes de água, uma de vinagre e algumas gotas de detergente e utilize como limpador multiuso em um borrifador. Aplique com uma esponja e seque com pano limpo.
7. Saponáceo cremoso  
Só devem ser utilizados em casos extremos, pois são abrasivos e podem prejudicar a superfície do aço inox. Coloque um pouco de saponáceo cremoso na esponja macia e passe em toda a superfície a ser limpa. Remova o produto com um pano úmido e depois um seco para dar polimento.
8. Removedor à base de soda cáustica empregados na limpeza doméstica
Se a mancha for muito intensa e não sair com os processos anteriores, recorra ao uso de removedores. Se a sujeira persistir utilize um método mais severo, com o emprego de produtos abrasivos, como os sapólios. Por fim, enxágue bem e passe um polidor.
9. Limpa vidros, álcool
Após a limpeza, remova as marcas digitais e manchas de água com um pano macio ou papel toalha umedecidos em álcool ou limpa vidros.
 10. Lustra móveis, óleo para bebê, azeite, querosene, silicone de carro ou vaselina líquida
Para obter um brilho mais duradouro e reduzir as chances de uma nova ocorrência de manchas, aplique um dos polidores acima sobre a superfície limpa e seca. Passe com uma flanela  após a limpeza do fogão. Depois de seco passe um pano limpo e seco para dar polimento.

Atenção: Não use limpa alumínio em fogão de inox e jamais use esponja de aço em seus inox.

11 comentários:

  1. Esse eletro ae é uma batalha diária de limpeza! rsrsrs
    xô gordura!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estava mesmo precisando dessas dicas. Meu fogão tem a mesa de inox e ela tá com umas manchinhas. Vou anotar essas dicas e por em prática! Obrigada.. bjks

    ResponderExcluir
  3. Ola, florzinha!

    Vim aqui avisar a todas as amigas que me acompanham e me seguem que eu mudei o endereço do blog como havia explicado atraves da postagem que fiz, entao, hoje estou aqui pra deixar um beijinho pra ti e tbm deixar o endereço http://invencionicesdacris.blogspot.com.br/

    Fique com Deus!

    Bjinhos!

    Cristine.

    ResponderExcluir
  4. Quando vieram instalar meu fogão e minha coifa de inox, os instaladores me deram uma dica preciosíssima!

    Depois de limpar com desengordurante ou com qualquer tipo de produto de limpeza, passar vaselina! É incrível, não deixa nenhuma manchinha!

    Ensinei pra faxineira e ela adorou :)

    ResponderExcluir
  5. boas as dicas,adorei
    http://chique-debonita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Estou adorando estas sugestões, esta me tirando duvidas e me ensinando coisas novas que vou tentar por em pratica no meu dia para que tenha um melhor resultado na limpeza da casa. Tenha um ótimo feriado.
    Fique com Deus.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Adorei.....passo azeite dpois de limpar e dou brilho....fica show

    ResponderExcluir
  8. essas dicas servem para fogão comum também?

    ResponderExcluir
  9. comprei um grelhador electrico em inox e lá diz para não usar produtos abrasivos, preciso de saber se o detergente de loiça fairy se é um produto abrasivo, agradeo ajuda, obrigado

    ResponderExcluir
  10. Amei as dicas,, vou usa-las, e retornarei o comentário, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Tentei várias dicas acima mas o que deu resultado foi a vaselina bárbaro podem usar.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo