20 de março de 2013

Como evitar o aparecimento de traças em casa


Você já encontrou alguma traça em casa?

Elas tem hábitos noturnos, gostam de pó, escondem-se em prateleiras de livros, guarda-roupas, despensas, armários, enfim, onde há umidade, poeira, papéis e mofos.

Veja algumas medidas para se prevenir:
  • Preste atenção ao aparecimento de possíveis pontos de umidade na casa, como vazamentos de encanamentos e tome as medidas necessárias.
  • Evite acumular jornais, livros e revistas velhas em casa, pois estes materiais servem como fonte de alimento para as traças.
  • Procure selar possíveis frestas e ranhuras presentes na estrutura da casa, evitando que as traças se abriguem nestes locais.
  • Procure evitar a entrada de material que possa ter vindo de locais com histórico de infestação por traças, como caixas de papelão de transportadoras e supermercados.  Sem prestar muita atenção você poderá trazer algumas traças de brinde para casa.
  • Limpe periodicamente seus livros e outros materiais que ficam estocados por muito tempo, para evitar que eles passem a servir de alimento para as traças.

Existe também um tipo de traça que ataca as roupas e as únicas formas de se prevenir é manter a casa sempre limpa.
  • Nunca deixe suas roupas e tapetes empilhados, principalmente em locais escuros, por muito tempo. Retire-os de tempos em tempos para serem lavados ou tomarem um banho de sol.
  • Lave as  roupas que estão guardadas por algum tempo e passe com ferro quente. 
  • Passe sempre o aspirador de pó em casa, utilizando o bico adequado para frestas e locais onde sua vassoura não alcança. 

Fazendo isto você aspira os casulos e evita danos de possíveis infestações.
Limpe o aspirador depois de passar em lugares com traças.



Escolha as ervas certas para cada sachê e veja o que usar em cada ambiente da casa

• Lavanda para armários de roupas femininas e bebês. A lavanda  tem várias propriedades medicinais, mas também tem perfume agradável, é bactericida e fungicida. Como erva aromática também é repelente de insetos, principalmente traças de roupas, que se alojam entre as gavetas e comem tecido e papel. O capim-limão tem a mesma propriedade.

• Cedro para armários de roupas masculinas - madeiras como o cedro dão excelente saches. Basta um pedaço da madeira ou sua serragem, colocar em saquinhos de tecido poroso, espalhar pelas gavetas ou pendurar em armários.

• Armários de roupa de cama, mesa e banho - lavanda e capim-limão.

• Armário ou prateleira de livros: o uso de folhas de louro amarradas ou mesmo um pedaço de ramo com folhas ajuda a manter seus livros livre das traças.

• Armários e gavetas da cozinha: usar ervas ou condimentos aromáticos normalmente usados na culinária, tais como folhas de louro, cravo-da-índia e canela em pau e pimenta do reino.

Se na sua despensa aparecer um pacote de alimentos com traça de grãos, descarte-o imediatamente e verifique os demais para ver se não houve infestação. Limpe bem o local, verificando se não ficou nenhum inseto escondidinho nas frestas dos armários ou paredes.

Neste livro o autor explica detalhadamente o uso das ervas medicinais e cita seis ervas para ajudar no combate às traças: http://files.marcosmartini.webnode.com.br/200000897-b8c33b9bd1/E-book-ervas-medicinais.pdf
files.marcosmartini.webnode.com.br/.../E-book-ervas-medicinais.pdf

13 comentários:

Voltar ao topo