Pular para o conteúdo principal

Como evitar o aparecimento de traças em casa


Você já encontrou alguma traça em casa?

Elas tem hábitos noturnos, gostam de pó, escondem-se em prateleiras de livros, guarda-roupas, despensas, armários, enfim, onde há umidade, poeira, papéis e mofos.

Veja algumas medidas para se prevenir:
  • Preste atenção ao aparecimento de possíveis pontos de umidade na casa, como vazamentos de encanamentos e tome as medidas necessárias.
  • Evite acumular jornais, livros e revistas velhas em casa, pois estes materiais servem como fonte de alimento para as traças.
  • Procure selar possíveis frestas e ranhuras presentes na estrutura da casa, evitando que as traças se abriguem nestes locais.
  • Procure evitar a entrada de material que possa ter vindo de locais com histórico de infestação por traças, como caixas de papelão de transportadoras e supermercados.  Sem prestar muita atenção você poderá trazer algumas traças de brinde para casa.
  • Limpe periodicamente seus livros e outros materiais que ficam estocados por muito tempo, para evitar que eles passem a servir de alimento para as traças.

Existe também um tipo de traça que ataca as roupas e as únicas formas de se prevenir é manter a casa sempre limpa.
  • Nunca deixe suas roupas e tapetes empilhados, principalmente em locais escuros, por muito tempo. Retire-os de tempos em tempos para serem lavados ou tomarem um banho de sol.
  • Lave as  roupas que estão guardadas por algum tempo e passe com ferro quente. 
  • Passe sempre o aspirador de pó em casa, utilizando o bico adequado para frestas e locais onde sua vassoura não alcança. 

Fazendo isto você aspira os casulos e evita danos de possíveis infestações.
Limpe o aspirador depois de passar em lugares com traças.



Escolha as ervas certas para cada sachê e veja o que usar em cada ambiente da casa

• Lavanda para armários de roupas femininas e bebês. A lavanda  tem várias propriedades medicinais, mas também tem perfume agradável, é bactericida e fungicida. Como erva aromática também é repelente de insetos, principalmente traças de roupas, que se alojam entre as gavetas e comem tecido e papel. O capim-limão tem a mesma propriedade.

• Cedro para armários de roupas masculinas - madeiras como o cedro dão excelente saches. Basta um pedaço da madeira ou sua serragem, colocar em saquinhos de tecido poroso, espalhar pelas gavetas ou pendurar em armários.

• Armários de roupa de cama, mesa e banho - lavanda e capim-limão.

• Armário ou prateleira de livros: o uso de folhas de louro amarradas ou mesmo um pedaço de ramo com folhas ajuda a manter seus livros livre das traças.

• Armários e gavetas da cozinha: usar ervas ou condimentos aromáticos normalmente usados na culinária, tais como folhas de louro, cravo-da-índia e canela em pau e pimenta do reino.

Se na sua despensa aparecer um pacote de alimentos com traça de grãos, descarte-o imediatamente e verifique os demais para ver se não houve infestação. Limpe bem o local, verificando se não ficou nenhum inseto escondidinho nas frestas dos armários ou paredes.

Neste livro o autor explica detalhadamente o uso das ervas medicinais e cita seis ervas para ajudar no combate às traças: http://files.marcosmartini.webnode.com.br/200000897-b8c33b9bd1/E-book-ervas-medicinais.pdf
files.marcosmartini.webnode.com.br/.../E-book-ervas-medicinais.pdf

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui …

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…