29 de abril de 2013

Agenda de atividades para crianças de 2 a 4 anos

Esta semana vamos falar sobre a agenda de nossas crianças que muitas vezes,  quando estão em casa, ficam por conta da televisão ou da babá.

Muitas mães tem dificuldades para orientar as brincadeiras durante o tempo em que a criança fica em casa, após a aula na escola, ou na parte da manhã, antes de irem para a escola. Foi com este objetivo que organizei uma agenda  semanal para elas.


Pinterest

Manhã ou Tarde - depende da hora em que  a criança estará em casa. Brincar com a criança pelo menos 30 minutos por dia em uma atividade diária. 
Escolha um horário mais ou menos fixo todos os dias e crie esse hábito saudável. Caso você não tenha disponibilidade de horário para a atividade, passe a agenda para a babá.

Segunda-feira
Música - canto e mímica, pode ser a mesma que está sendo trabalhada na escola. Imitar, rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar. Tudo isso envolve sentimentos.

Terça-feira
Leitura de uma história curta, com a participação da criança. Para isto, compre livrinhos indicados para as crianças que ainda não estão na pré-alfabetização. A maioria deles vem com as famosas figurinhas “abre-fecha”. A cada imagem que aparecer, explique o que são e para o que serve. Se forem animaizinhos, simbolize-o com sons. O “mu” da vaquinha, e o “cocoricó”, da galinha, entre outros. Rasgar e amassar  papéis rasgados também é muito apropriado para os mais novos.

Quarta-feira
Preparo de um lanchinho bonito com motivo infantil ou uma salada de frutas. Essa brincadeira tem por objetivo a  identificação de sabores, doce, salgado, amargo, azedo.

Quinta-feira
Cantar e dançar cantigas de roda, canções folclóricas, aprender coreografias

Sexta-feira
Jogos de quebra cabeça e encaixe. Jogos de memória. Alguns quebra cabeças pequenos, de animais são apropriados para a idade.

Procure manter o ambiente estruturado, com horário para dormir, acordar, fazer a higiene e as refeições. Esta prática repercute positivamente no desenvolvimento da criança. A regularidade dá o equilíbrio necessário para o desempenho de diversas tarefas ao longo do dia.
Desde cedo é bom que as crianças se acostumem a guardar os próprios brinquedos em uma caixa.
Nesta fase as crianças precisam dormir, brincar sozinhos, imaginar, se alimentar e serem estimuladas, além de assistir desenhos e vídeos.

Adaptado de http://mulher.uol.com.br;http://educarparacrescer.abril.com.br/; http://cirandamaterna.blogspot.com.br/

Como você faz?

3 comentários:

  1. Oi Ro, adorei as dicas! Tenho um menino de 3 anos e sempre quis ter um guia de atividades pra ele.
    Minha Agenda de Casa chegou essa semana, e adorei! Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Ro, adorei a ideia...que tal dicas para os maiorzinhos? Tenho um memnino de 10 anos, e nem sempre sei o que fazer! Ele precisa inclusive de atividade física...sugestões?

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana essas dicas!
    Tenha uma ótima semana!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo