Pular para o conteúdo principal

Como organizar um roteiro de viagem

As cidades turísticas possuem muitos roteiros elaborados, no entanto, elaborar o próprio roteiro também é bem interessante. Descobrir lugares e coisas não muito divulgadas, escondidas, distantes, simples e alternativas é muito gratificante.

Até algum tempo atrás quando viajávamos para o litoral, podíamos comprar peças  exclusivas nas feirinhas de artesanato. Das cidades do interior paulista ou mineiro, vinham preciosidades garimpadas nas lojinhas!  Atualmente, se a gente não prestar atenção, acaba trazendo lembrancinha produzida na China, eu já ganhei e penso que a pessoa que presenteou  nem percebeu a procedência!

Agora, se você gosta de aventura, ainda é possível encontrar algumas coisas locais. Para isto é preciso pesquisar muito. A internet ajuda e os amigos também. Para facilitar, enumerei alguns itens que considero importantes para a organização de um roteiro de viagem:

  1. Faça uma lista de links de blogs legais e explore com antecedência os lugares que você gostaria de visitar.
  2. Durante a pesquisa, planeje quanto tempo será necessário para ver os lugares mais interessantes.  O ideal é reservar para cada capital ou cidade grande, 4 dias inteiros, sem contar o tempo que vai perder a caminho de aeroporto ou rodoviária.
  3. Se sua viagem inclui uma só cidade, a atenção deve ser voltada para a escolha de atrações. É bom saber antes, quais praias, museus e demais atrativos turísticos você pretende visitar, de modo que sua agenda não fique lotada e que você realmente possa curtir cada passeio.
  4. Se for viajar no verão, organize cada dia distribuindo as atividades ao ar livre pela manhã, até 11 horas, e pelo fim da tarde, após 17 horas. Dessa maneira, você evita o sol forte em filas e atrações, cansando-se menos.
  5. Se for viajar no inverno, principalmente para regiões em que o frio é muito rigoroso, escolha cidades cuja infraestrutura de transportes e turismo tenha sistema de calefação. Programe as atividades externas para o meio do dia, quando o frio é abrandado pelo sol.
  6. Se você tiver contato com pessoas que moram ou moraram no lugar a ser visitado, procure-as, peça para ver fotos, pegue guias emprestados. Nesse processo de ouvir experiências alheias, lembre-se apenas de filtrar o que tem a ver com seus interesses e com suas possibilidades. 
  7. Você também pode encontrar excelentes roteiros prontos. Um bom exemplo é o Portal Cidades Paulistas, ou  este específico para as cidades históricas de Minas Gerais; Dez opções para um roteiro no Rio de Janeiro. Agora, se seu interesse é visitar a cidade de Santos, você encontra sugestões para visita de um dia até para uma semana. Tudo pronto porque afinal, cidade turística é assim.
  8. Outra dica fundamental para a compra de passagens aéreas é pesquisar diretamente no site das companhias aéreas. Aqui estão as principais companhias aéreas brasileiras: Gol  www.voegol.com.br; TAM www.tam.com.br; Webjet www.webjet.com.br; Azul www.voeazul.com.br e; TRIP  www.voetrip.com.br.
  9. Depois de definir o roteiro e as passagens, resta a reserva do hotel. Este item é de igual importância e merece toda a atenção quanto a localização, qualidade dos serviços, proximidade dos locais que pretende visitar, preços, consulte por telefone caso seja possível, converse, negocie antes de fechar. um grande pacote. 
  10. Mapas e anotações são fundamentais para que o roteiro funcione. Não esqueça.



Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…