Pular para o conteúdo principal

Como organizar um roteiro de viagem

As cidades turísticas possuem muitos roteiros elaborados, no entanto, elaborar o próprio roteiro também é bem interessante. Descobrir lugares e coisas não muito divulgadas, escondidas, distantes, simples e alternativas é muito gratificante.

Até algum tempo atrás quando viajávamos para o litoral, podíamos comprar peças  exclusivas nas feirinhas de artesanato. Das cidades do interior paulista ou mineiro, vinham preciosidades garimpadas nas lojinhas!  Atualmente, se a gente não prestar atenção, acaba trazendo lembrancinha produzida na China, eu já ganhei e penso que a pessoa que presenteou  nem percebeu a procedência!

Agora, se você gosta de aventura, ainda é possível encontrar algumas coisas locais. Para isto é preciso pesquisar muito. A internet ajuda e os amigos também. Para facilitar, enumerei alguns itens que considero importantes para a organização de um roteiro de viagem:

  1. Faça uma lista de links de blogs legais e explore com antecedência os lugares que você gostaria de visitar.
  2. Durante a pesquisa, planeje quanto tempo será necessário para ver os lugares mais interessantes.  O ideal é reservar para cada capital ou cidade grande, 4 dias inteiros, sem contar o tempo que vai perder a caminho de aeroporto ou rodoviária.
  3. Se sua viagem inclui uma só cidade, a atenção deve ser voltada para a escolha de atrações. É bom saber antes, quais praias, museus e demais atrativos turísticos você pretende visitar, de modo que sua agenda não fique lotada e que você realmente possa curtir cada passeio.
  4. Se for viajar no verão, organize cada dia distribuindo as atividades ao ar livre pela manhã, até 11 horas, e pelo fim da tarde, após 17 horas. Dessa maneira, você evita o sol forte em filas e atrações, cansando-se menos.
  5. Se for viajar no inverno, principalmente para regiões em que o frio é muito rigoroso, escolha cidades cuja infraestrutura de transportes e turismo tenha sistema de calefação. Programe as atividades externas para o meio do dia, quando o frio é abrandado pelo sol.
  6. Se você tiver contato com pessoas que moram ou moraram no lugar a ser visitado, procure-as, peça para ver fotos, pegue guias emprestados. Nesse processo de ouvir experiências alheias, lembre-se apenas de filtrar o que tem a ver com seus interesses e com suas possibilidades. 
  7. Você também pode encontrar excelentes roteiros prontos. Um bom exemplo é o Portal Cidades Paulistas, ou  este específico para as cidades históricas de Minas Gerais; Dez opções para um roteiro no Rio de Janeiro. Agora, se seu interesse é visitar a cidade de Santos, você encontra sugestões para visita de um dia até para uma semana. Tudo pronto porque afinal, cidade turística é assim.
  8. Outra dica fundamental para a compra de passagens aéreas é pesquisar diretamente no site das companhias aéreas. Aqui estão as principais companhias aéreas brasileiras: Gol  www.voegol.com.br; TAM www.tam.com.br; Webjet www.webjet.com.br; Azul www.voeazul.com.br e; TRIP  www.voetrip.com.br.
  9. Depois de definir o roteiro e as passagens, resta a reserva do hotel. Este item é de igual importância e merece toda a atenção quanto a localização, qualidade dos serviços, proximidade dos locais que pretende visitar, preços, consulte por telefone caso seja possível, converse, negocie antes de fechar. um grande pacote. 
  10. Mapas e anotações são fundamentais para que o roteiro funcione. Não esqueça.



Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os licores famosos e como servir

Licor é uma bebida antiga que tem base de destilado, é aromatizado e possui no mínimo, 20% de açúcar. Os mais famosos do mundo vem da Europa porém, há registros históricos sobre povos antigos que consumiam algum tipo de bebida semelhante ao licor. 
Licores mais famosos do mundo •   Amaretto Disaronno (Itália): o licor de amêndoas •    Frangélico (Itália): avelã •    Pisa Nut Liqueur (Itália): avelã •    Vermeer Dutch Chocolate Cream (Noruega): chocolate •    Kahlúa (México): café •    Tia Maria (jamaica): café •    Chambord (França): Framboesa •    Maraschino (Itália): Cereja •    Limoncello (Itália): limão siciliano •    Midori (Japão): melão •    Sortilége (Canadá): maple •    Cointreau (França): laranja •    Grand Manier (França): laranja •    Bénédictine (França): ervas em fórmula secreta criada em 1510. •    Chartreuse (França): fórmula secreta a base de ervas •    Jägermeister ( Alemanha): Feito desde 1878 leva 56 tipos de ervas •    Pernod (França): anis •    Sambuca Romana (Itália): anis e uma c…

Como organizar o material de limpeza

Quando você passa algum tempo sem organizar os materiais de limpeza, parece que muitos frascos procriaram. Você encontra muitos sem nenhuma função e até produtos fechados que comprou em alguma promoção e esqueceu. Qualquer material de limpeza que você não usa pode ser doado para algum lugar onde possa ser aproveitado.

Como organizar o material de limpeza
Junte todos os produtos de limpeza que você tem em casa e analise cada um. Separe aqueles que são essenciais e guarde juntos em uma prateleira. Eu gosto de organizar meus produtos em bandejas redondas pois como ficam no alto, posso girar e buscar o que me interessa na bandeja, sem precisar de escada.
Nem todos os produtos que você tem são necessários para a limpeza da sua casa. O material de  limpeza só tem valor se for usado. Se há algum produto no armário que ainda nem foi aberto, abra-o e utilize-o até o fim, mantendo minuciosamente limpos todos os espaços de armazenamento de sua casa.

As bandejas redondas


As bandejas que utilizo pa…

Roupas de ficar em casa

Tenho o hábito de me arrumar pra ficar em casa. Gosto de me arrumar logo cedo, antes de sair do quarto, passo um creme com protetor solar e um pouco de base, um batom tom de boca e um lápis de sobrancelha. Uso roupas de ficar em casa.

A primeira parte do meu dia é cuidar do café da manhã de casa, guardar tudo que está fora de lugar e arrumar a casa. Depois  de olhar agenda. Almoçamos juntos em casa. 
Aí, me arrumo para resolver as atividades fora com um look mais arrumado. 

Quais é a roupa mais adequada para ficar em casa?

Roupa de ficar em casa é roupa feita de tecido gostoso e confortável, que não aperta, que fica soltinho, que permite movimentos, que deixa a gente bem quentinha (no frio) ou mais a vontade no maior calor. Pode ser calça de moletom ou de plush, camiseta, vestidinho de viscose, de malha ou de algodão. Também pode ser casaco ou shortinho jeans, pode ser cáftan, pode ser de sapatilha, tênis ou melissa… 

A roupa de casa deve permitir além do conforto, deixar a gente preparada…

Onde estão as pilhas? Como guardar pilhas em casa.

Nossos aparelhos domésticos e de trabalho, controles remotos, brinquedos e vários equipamentos utilizados no dia a dia necessitam de pilhas para funcionar. Quando a pilha acaba é um transtorno se não houver reserva disponível. Porém, o armazenamento deve ser feito com critério, guardar novas com novas e usadas com usadas, porque quando guardadas juntas, as velhas roubam energia das novas.
Formatos e nomenclaturas A pilha no formato AA ou 2A é a mais comum de todas. De tamanho médio, geralmente é utilizada em relógios de parede, brinquedos e lanternas. Já a pilha AAA, também chamada de 3A ou pilha palito, é a menor, com frequência utilizada em controles remotos e MP3 players, onde o espaço é reduzido. Ambas têm a mesma voltagem (1,5v) e a diferença fica apenas no tamanho. Além das mais utilizadas, existem também as pilhas C (formato médio) geralmente usadas em lanternas pequenas. Também existem no mercado as pilhas D (formato grande), que normalmente são utilizadas em lanternas maiores…

Presentei com Agenda de Casa

Você nem precisa mais se preocupar com a limpeza e organização da casa!O Planner Agenda de Casa possui um plano anual com todas as atividades diárias, semanais, mensais, bimestrais, semestrais e anuais e muito espaço para seu planejamento!
Funciona para quem mora sozinho, com a família,  como também para quem tem ou não faxineira ou empregada doméstica. Para cada dia você encontra sugestões pré-agendadas de limpeza em um ambiente da casa, elaboradas a partir de um plano anual. 
O Planner Agenda de Casa tem muito espaço para seu planejamento. Além de sugestão diária de cardápio  que é uma mão na roda! Nos calendários mensais, você tem espaço para fazer seu planejamento mensal e priorizar diariamente o que não pode ser adiado. Também há espaço diário para anotações e gratidão. Enfim, são 400 páginas com espaços para personalizar suas metas e tarefas. Como o planner não tem datas definidas, você pode começar a usá-lo a qualquer hora! Prepare-se para se organizar com muito estilo! Em pouco…