26 de junho de 2013

Organização, destralhamento, descarte, declutter

Para que a organização seja perfeita, analise a frequência com que você usa ou tem usado os seus itens.
De acordo com Takashi Osada idealizador do programa 5S, você pode estabelecer um método de estocagem das coisas de acordo com sua freqüência de uso. O método pode ser aplicado nos diversos ambientes de casa.
  • Itens que você não utiliza a mais de 1 ano, verifique se você realmente  precisa guardá-los, neste item podem ser considerados.
  • Itens que você utiliza de uma maneira esporádica, apenas uma vez nos últimos 6-12 meses,  guarde em local afastado.
  • Itens que foram utilizadas apenas 1 vez nos últimos 2-6 meses, ou coisas utilizadas mais de 1 vez por mês, estocá-las num local central. Não podem estar distantes, mas também não precisam estar do seu lado.

    pinterest
  • Itens com utilização constante (semanal ou diária), coloque-os num lugar de fácil acesso, próximos ao local de uso.
Um outro ponto importante da organização e descarte consiste em você mobilizar os demais moradores de casa, conscientizando-os a organizar suas coisas pessoais.

Promover o “Dia da Limpeza ou Descarte”, quando todos devem selecionar os itens desnecessários a execução de suas tarefas e dar um destino adequado a eles.

Ao implantar este método em casa alguns benefícios serão notados de imediato, como por exemplo, a liberação de espaço físico, a diminuição de tempo para encontrar as coisas, a diminuição de tempo para limpeza e manutenção, a reutilização de coisas em outros ambientes, a melhoria do ambiente, entre outros. Mas, para que esse esforço perdure e não continuemos vivendo com o desnecessário, devemos adotar alguns hábitos, como: adquirir somente o que precisar, planejar as compras e não comprar por impulso.

3 comentários:

  1. Adorei o post pra variar ne moça..rss..
    tento ser organizada quanto a isso aqui em casa, mas nao rola muito..bjs....

    https://www.facebook.com/patinhafeliz.petsitter

    ResponderExcluir
  2. Otimas dicas Rô, meu maior problema é comprar por estar em promoção, ai chego em casa e não tenho onde colocar...dificil perder este habito viu... rs
    bj

    Val

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii olha eu aqui outra vez! rsrsrs
    Tava sumida daqui, de férias, fazendo sorteio no blog e agora dei pra gravar vídeo ( vai lá me ver depois rsrsrs)
    Lendo teu post me lembrei de um que a Cibele Leite fez e vcs duas estão me dizendo pra jogar fora coisas que insisto em guardar e não ter utilidade kkkkkkkkkkkkkkkkkkk ô céus eu demoro pra jogar as coisas fora...fico imaginando que um dia me servirá...mas se eu não parar de pensar assim tb vou ter um monte de tranqueira na casa kkkkkk

    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo