Pular para o conteúdo principal

10 passos para fazer um inventário das coisas de casa

Depois de destralhar, a segunda parte é o inventário e o planejamento.
imagem

A ideia não é listar o que se tem simplesmente, mas o que precisa ser reposto, completado, consertado ou comprado. O inventário permite ter um controle efetivo de tudo, pois a casa precisa funcionar.

Quando elaborei a agenda de casa, pensei um pouco nesta proposta de organização, mas com o tempo a gente vai acumulando algumas coisas. É incrível, as coisas também estragam, perdem a validade! Uma casa é muito dinâmica e escrever sobre isso traz luz a essa dinâmica toda.

Para ficar mais claro, o inventário é um balanceamento, ou seja, uma lista geral das coisas que você tem em determinado ambiente e o que falta para completar e funcionar. Essa  lista é focada nas necessidades básicas e separada por ambiente específico, desde profissional, escolar (considerando faculdades, cursos, etc), roupas "de casa" e roupas que você usaria para sair, calçados, tênis, todos os itens da cozinha, dos quartos, das salas, banheiros, etc... esses contextos são diversos para cada pessoa.

Como fazer na prática:

1. Depois de destralhar cada espaço, veja o que realmente está faltando em cada ambiente.
2. Faça uma lista de providências que precisa tomar em cada ambiente.
3. Confira e liste o que precisa ser reposto, trocado ou consertado
4. Pesquise a qualidade e preços dos objetos que planeja comprar e anote em sua lista.
5. Faça um planejamento do que comprar primeiro.
6. Estabeleça uma lógica para as compras, já que não vai mudar a casa de uma vez.
7. Uma vez organizada a lista, não faça restrições.
8. Não modifique a sua lista, mesmo que não tenha ideia da solução. Estará elaborado um planejamento de organização da casa.
9. Um inventário é como uma lista de supermercado precisa ser seguida à risca.
10. No fim você acabará economizando, pois evitará comprar coisas desnecessárias ou repetidas.

Obs. Continuo destralhando meus livros e encontrando destinatários.

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…