25 de julho de 2013

Cuidados para quando passar a onda de frio polar

A tendência ao aparecimento de pontos de mofo é grande no inverno.  Observe que de um dia para outro, aparecem vários pontos. O problema é que como a casa fica mais tempo fechada, não dá para utilizar produtos que tenham odor forte quando todos estão em casa. Aqui não dá. Abro as janelas de manhã durante algumas horas da manhã e já fecho tudo.
Separei alguns itens que poderão ser úteis quando o frio passar:

Banheiro
  • Aplique água sanitária com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue e enxágue e seque. Utilize luvas e máscara, ou trabalhe com portas e janelas abertas. Prefiro utilizar o gel, mais concentrado e dispensa pincel.
  • Faça uma pasta de bicarbonato de sódio com umas gotas de água e aplique nos locais que apresentam mofo.  Deixe descansar por alguns minutos e depois, use uma escova ou pincel para esfregar. Enxágue e seque.
  • Borrife vinagre na cortina do box para retirar pontos de mofo.
  • Esfregue metade de um limão sobre azulejos e rejuntes e depois enxágue com água.

 Parede livre de manchas
  • Misture 1/2 litro de água com 1/2 litro de água sanitária e uma colher de sabão em pó ou líquido. Molhe um pano branco na mistura, passe na parede e depois retire usando um pano úmido com água. Abra as janelas para secar bem. 
  • No teto e nos cantos das paredes, onde geralmente se concentram o mofo, passe água sanitária pura em pano branco preso a um cabo de vassoura. Cuidado para não pingar.
 Roupas
  • Coloque as roupas para tomar sol. O efeito bactericida dos raios solares é a maior arma contra os ácaros.
  • Para retirar o cheiro de mofo retire tudo de dentro do guarda-roupa. Aqueça um copo de vinagre e coloque em um recipiente de boca larga dentro do armário com as portas fechadas por 3 horas. Retire e passe um pano úmido. Deixe as portas abertas para que seque bem. Se necessário, utilize o secador. Lave as roupas e objetos e seque ao sol antes de guardar.
  • O vinagre também é seu aliado na hora de tirar manchas de mofo das roupas (e não só no combate do problema nos armários). Passe delicadamente sobre a mancha uma escovinha encharcada com vinagre branco e deixe o produto agir por 15 minutos. Aí, é só espalhar água quente por cima e deixar secar. A mancha terá saído! Em seguida, lave a peça. 
  • Coloque cobertores, travesseiros e até o colchão para fora pelo menos uma vez por semana para tomar sol. Fique atenta ao "prazo de validade" dos travesseiros e colchões, o ideal é trocá-los periodicamente, já que acumulam muitos microorganismos nocivos ao sistema respiratório.

Um comentário:


  1. Obrigado pelas otimas dicas, ontem ja passei um pano com vinagre no armario embaixo da pia, pois ja senti cheio de mofo afe.,..como odeio o mofo ! eh epoca dificil.
    Um abraço
    Val

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo