10 de julho de 2013

Eu não nasci organizada e você?

A organização é uma forma de facilitar o nosso dia a dia

pinterest

Embora algumas pessoas sejam mais organizadas por natureza, outras precisam de muita disciplina. Eu sou daquelas que precisam de muita disciplina, listas, agendas timer e consciência.

Gosto de organização, mas quem não gosta de ver tudo organizado! Ver sua casa impecável, cozinha de dar gosto, uma sala convidativa ao descanso, a decoração de muito bom gosto, tudo limpo, sem pó, roupas perfumadas, gavetas arrumadas, tudo funcionando perfeitamente e ainda mais, ter pontualidade britânica e estar sempre serena e tranquila. Vantagem de poucas pessoas abençoadas!

Quando conseguimos nos organizar, fazemos o que queremos, com economia de energia e de tempo. O trabalho se torna mais tranquilo e ainda sobra tempo para outras atividades prazerosas. A falta de organização prejudica demais a produtividade, pois há um acumulo de trabalho, adiamento tarefas e muita indecisão. Tudo isso contribui para prejudicar a realização das atividades cotidianas.

Ainda bem que existem métodos adequados para se tornar uma pessoa organizada. A aquisição de novos hábitos pode melhorar muito o desempenho das pessoas desorganizadas.

Um método eficaz para organização pessoal deve estimular as pessoas a partirem de si mesmas, ao invés de seguirem sistemas padronizados. Vamos tentar?

  1. Olhe a sua volta
  2. O que está incomodando?
  3. Comece por aí.
  4. Divida essa tarefa em etapas
  5. Marque um horário para realizar e cumpra.
Dessa forma e devagar, temos condições de começar a ser pessoas organizadas!
No entanto é bom lembrar, se tudo estiver organizado, não espere que o caos se estabeleça para começar. Faça aos poucos e sempre.

Inspirou?

6 comentários:

  1. Sou metódica na organização do meu trabalho (dar aulas) mas na casa sou desorganizada, sempre culpava marido, filhos adolescentes. Mas essa fase passou e continuo vendo a dsorganização. Morando só, acumulo louça da semana inteira, cama só forrada no final de semana bolsa oculos chaves chapeu tudo espalhado pela sala, a pia do banheiro tem em cima mais cremes, make,do prateleira de supermercado, cotonetes usados, fio dental espalhado... Esse quadro horrível acabou depois que conheci Agenda da Casa. A cada dia vejo tudo no seu devido lugar, sem precisar tanto de uma empregada doméstica. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Beth e o resultado é bom não? Obrigada por acompanhar o blog. Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Sou bastante organizada...mas nao sou fissurada nisso...de vez em qdo acaba sobrando uma baguncinha rsrs

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Decidi mudar minha vida e colocá-la mais organizada quando me vi ter que cuidar da casa, dos estudos e do trabalho ao mesmo tempo. Com tudo precisando de uma arrumação. Foi ai que comecei a procurar ajuda na internet e encontrei blogs e sites como este que nos dá dicas de organização. Ainda desejo colocar toda minha casa em ordem, mas pelo menos o começo já foi iniciado. Não é fácil, pois fui acumulando muitos objetos tanto em casa como no local de trabalho. Estou praticando o desapego e me desfazendo de tudo que não uso. Agradeço a você por nos incentivar e nos dá dicas por onde começar e o que fazer a cada dia, pois realmente não é fácil.

    Beijos,
    Josy Santos.

    ResponderExcluir
  5. Ro, eu sou dessas que precisa de muita disciplina.

    Ainda não cheguei lá, mas gostaria que você soubesse que seu blog ajuda um bocado!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Rô,
    Eu organizada ? hahahaha se não tivesse encontrado a alguns anos o metodo FLY eu ja estaria desquitada, e vivendo num caus terrivel, sou das que precisam de timer, listas, metodos e habitos saudaveis sempre... me policio o tempo todo pra colocar no lugar algo que retirei, preciso de muita disciplina.
    Bjos
    Val

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo