12 de julho de 2013

Eu odeio cesto de lixo! Como você faz?

Lixo dentro de casa é terrível! Quem mora em apartamento sabe como é fácil eliminar o lixo sempre que for preciso. Geralmente, os prédios possuem ambientes apropriados para depósito do lixo reciclável e orgânico.

Em casa só temos um cesto de lixo que fica discretamente, no cantinho entre a geladeira e a parede da cozinha, atrás da porta de saída da cozinha.





Ali temos uma lixeira pequena de 5 litros, com tampa para lixo orgânico e uma sacolinha pendurada aberta para lixos recicláveis (secos). Cada vez que a sacola fica cheia, alguém amarra a boca e coloca outra sacolinha aberta. Todo lixo da casa é descartado aí. Descemos o lixo uma vez ao dia, as vezes, duas.

A lixeira de orgânicos é sem dúvida, a mais importante pois é aberta milhares de vezes, quando estamos na cozinha. O ideal é que durante o processo de preparo dos alimentos, se acomode o lixo em um único lugar sobre a pia para jogar tudo de uma vez na lixeira, geralmente, utilizo uma das embalagens que vou descartar depois. Dessa forma evita-se respingos no chão e mesmo fora da lixeira. A lixeira de orgânicos não pode ser grande para evitar que o lixo se acumule na cozinha de um dia para outro.

Um costume muito comum nas casas brasileiras, é a utilização de lixeirinhas em cima da pia, no entanto,  seu uso não é recomendado devido a proliferação de bactérias.

Não usamos cesto de lixo no banheiro. Guardo as sacolinhas pequenas em um recipiente no armário sob a pia do banheiro. Quando há necessidade, utiliza-se uma sacolinha e leva-se diretamente ao destino (orgânico ou reciclável). Papel higiênico é descartados no vaso sanitário.

Cesto de lixo no banheiro é terrível. Se você precisar utilizar no banheiro, evite cesto aberto e não deixe lixo acumulado.  As lixeiras pequenas, ou médias - em torno de três a cinco litros, são as mais recomendadas para o banheiro, porque evitam a proliferação de bactérias e de odores. É necessário que a troca do saco de lixo seja frequente e o recipiente bem lavado e seco antes da colocação do próximo lixo. 

Não temos lixeira no home office. Quando há algo a descartar, aproveita-se para caminhar um pouco ao levar o lixo no lugar certo. Quando há previsão de descartar muitos papéis, leva-se uma sacolinha para o ambiente. Dessa forma, evita-se esquecer um papel de bala ou de chocolate junto com outros papéis no lixo e atrair algum inseto.


Observação para quem utiliza as sacolas de supermercados para descarte do lixo:
Eduardo Van Roost, diretor da RES Brasil, empresa especializada em embalagens naturalmente descartáveis, a adesão de diversas empresas aos plásticos oxibiodegradáveis se explica pelos testes e laudos que atestam a degradação e não eco-toxicidade do produto, além do baixo custo e da possibilidade de ser reciclável juntamente com os plásticos convencionais. “O mercado e a sociedade atual exigem que as empresas tenham preocupação com a sustentabilidade, ou seja, com as gerações futuras. Isso já não é mais uma tendência de mercado ou um diferencial, é uma exigência”, diz Van Roost.
Fonte: http://www.ressoar.org.br

7 comentários:

  1. ACHO QUE O LXINHO DO BANHEIRO É O PIORRRRR! CREDO, NA HORA DE TROCAR O SAQUINHO PLASTICO PASSO MAL.JA TENTEI ELIMINA-LO,MAS A TURMA AQUI NAO TA DISCIPLINADA E FALAM QUE SE JOGAR O PAPEL NO VASO SANITARIO VAI ENTUPIR.SERÁ? ENQUANTO ISSO A NEUROTICA AQUI SEGUE INSPECIONANDO DE HORA EM HORA OS DOIS BANHEIROS....
    BJKS!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho medo de jogar papel no vaso, troco a sacolinha todo dia, ainda mais que meu filho ainda usa fralda.

    ResponderExcluir
  3. Não uso sacolas plasticas há 6 anos. papel higienico é jogado no vaso sanitário. O lixo organico é colocado em cesto de 3 litros, dentro faço um funil de jornal e jogamos fora todos os dias, final de semana 2 x ao dia. O lixo inorganico é colocado em um balde de 100 lts, as embalagens todas são lavadas e escoadas antes de irem ao lixo. A cada 15 dias há uma coleta no meu bairro e ganhamos sacos reciclados para acoplar esse lixo descartável, a cada 15 kg de lixo reciclavel (latas, pet, embalagenstetra pak)é descontado $2,00 na conta de luz. Carrego uma ecobag em minha bolsa e 2 caixas de papelão no carro, coprando e não aceitando sacos plasticos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa quanta dica bacana, mas aqui em casa o povo é bem folgado rs! Ate na area de serviço tenho uma lixeira! No quarto das crianças, no home office!Só descartei a de cima da pia da cozinha! Pior é que ninguem aqui retira lixo... tudo folgado mesmo! Bjaum

    ResponderExcluir
  5. aqui em casa também jogamos o papel higiênico no vaso sanitário já que a água da descarga é bem forte e não entope, mas acabei colocando uma lixeira mais para as visitas que não sabiam como fazer com o papel e também para descartar embalagens vazias e etc. Fora isso, papel sujo nem pensar, direto por água abaixo e sem mal cheiro.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa tem lixeirinho por toda parte da casa e a noite faz a coleta geral para descartar. Não jogamos papel no vaso porque não há costume aqui para isso e tenho medo que provoque entupimento. Felizmente a coleta pública passa todas as noites então dá para manter sem acúmulo de resíduos, pena que não há seleção de lixo aqui na cidade, não como há por ai.

    Beijos,
    Josy Santos

    ResponderExcluir
  7. ESSA SEMANA QUESTIONEI BASTANTE SOBRE COMO O BRASIL PODERIA SER MAIS LIMPO COM MENOS (OU ZERO) ATERROS SANITARIOS SE O ESGOTO FUNCIONASSE PADRAO IGUAL NOS EUA.
    LA TEM TRITURADOR NAS PIAS PARA LIXO ORGANICO, NOS BANHEIROS É POSSIVEL JOGAR O PAPEL NO VASO E TUDO ISSO SEM COMPROMETER A REDE DE ESGOTO. PELO MENOS É O QUE PARECE PORQUE A AGUA DOS LAGOS SAO LIMPINHAS. AQUI EM CASA (BRASIL) OUTRO DIA ALGUEM DERRUBOU PAPEL SEM QUERER NO VASO SANITARIO E ENTUPIU. PAGO POR UMA REDE DE ESGOTO TRATADA, MAS OS PROPRIOS SANITARIOS NAO FAVORECEM PELO SEU FORMATO.ACHO QUE ASOLUÇAO SERIA PADRONIZAR IGUAL AS TOMADAS, SABE. BOM, SO SEI DIZER QUE NO BRASIL NAO É NADA FACIL SER ECOLOGICAMENTE CORRETO. A GENTE TENTA.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo