27 de julho de 2013

Faca do chef

É importante saber manusear uma faca na cozinha e a mais comum e também mais utilizada na gastronomia é a faca do chef, também conhecida como "french knife".

Como a faca é um dos utensílios essenciais da cozinha, é bom investir em uma de ótima qualidade. A faca do chef deve ter equilíbrio entre o peso da lâmina e o peso da estrutura do cabo. O cabo e a lâmina devem encontrar-se de forma que, ao se trabalhar com a faca sobre uma prancha para corte, os dedos não sejam pressionados entre o cabo e a superfície.

O corpo da lâmina varia de 10 a 12 polegadas de comprimento com largura entre 1,5 a 2 polegadas.

Cortes
Com uma faca do chef pode-se descascar, aparar, fatiar e picar quase todos os alimentos.


Formas de utilização
  • A ponta da lâmina é mais utilizada para um trabalho fino como aparar.
  • O centro da lâmina é utilizado para fatiar, picar e fazer cortes tradicionais da cozinha, como julienne, batonnet, allumettes, cubos, brunoise e outros.
  • A área próxima ao apoio serve para cortes que exigem força, como cortar juntas, tendões e pequenos ossos.
  • A parte posterior da lâmina, em posição horizontal, serve para esmagar dentes de alho, recolher o alimento picado da superfície de corte ou juntar o alimento quando que estiver sendo picado.

Se você não tem habilidade com a faca, experimente, observe como fazem os grandes chefes e você vai se surpreender com os resultados e a apresentação de seus pratos. Aprendi utilizar a faca de chef faz poucos anos, mas não troco por outro equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo