31 de julho de 2013

Você consegue se concentrar?

Concentração é a forma mais intensa de atenção. É necessário prestar atenção para atingir uma verdadeira concentração, seja com a casa, com a roupa, no preparo de um prato, na leitura, nos estudos, ou em qualquer atividade que fazemos.

pinterest
Observe que as pessoas que querem fazer tudo ao mesmo tempo e  não respeitam horários, vivem estressadas e sofrem muito com isso. Confesso que já fui assim e luto para fazer uma coisa de casa vez. Ainda estou aprendendo a me organizar, reservando tempo para cada uma das minhas atividades. 

A amplitude da concentração, assim como a atenção, varia de pessoa para pessoa. Depende das condições biológicas, da hora do dia, do seu bem-estar físico e mental, do que está acontecendo na sua vida e, sobretudo, de quanto você está interessado em concluir a tarefa ou o projeto.

O difícil mesmo, é quando a atividade não gera interesse, a exemplo de passar roupas, lavar o banheiro ou ler um documento muito extenso que precisa ser lido, mas não tem nada a ver com nosso interesse. Nesse momento, o que funciona é o tempo que será gasto com essa atividade. Usar um timer ou criar uma motivação é importante. É bom pensar nisso.

Além disso, é preciso levar em conta o papel desempenhado pelos nossos hábitos de concentração. Algumas pessoas estão acostumadas a se concentrar por longos períodos num ambiente barulhento, ao passo que outras precisam de paz e silêncio. Geralmente, as mães tem grande facilidade para se concentrar num espaço com barulho. Fui bem treinada para isto, pois sempre trabalhei longos períodos em casa estudando, lendo ou escrevendo e meus filhos nasceram nesse ambiente.

Já que para fazer uma atividade bem feita é necessário reservar um tempo e concentrar-se somente nela, seguem algumas dicas:

  • Quando tiver muitas tarefas no dia, lembre-se de fazer uma de cada vez.
  • Quando decidir fazer algo faça com qualidade. 
  • Defina suas tarefas e quando começar uma, pare com o restante. 
  • Faça várias coisas ao dia. Mas nunca faça várias coisas ao mesmo tempo.

8 comentários:

  1. Excelente!!Estou exatamente nessa busca. Começo a fazer uma coisa e logo me distraio com outras, preciso de foco e não consigo. Tenho lido muito sobre organização para conseguir me concentrar e com isso fazer a rotina funcionar melhor. bjs

    ResponderExcluir
  2. Dicas perfeitas.
    Qdo tenho muiiiita coisa pra fazer pra mim funciona bem anotar em agendas, seja de papel ou no celular, assim não sobrecarrego minha mente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Taí, concentração, o meu maior problema, passo o dia inteiro sozinha em casa, em então tenho a cabeça na lua quase o tempo todo e não consigo me concentrar, isso ja esta se tornando uma obstaculo para mim, mas amei suas dicas ro, apesar de ja ter lido muito sobre isso, com o seu post consegui entender mais facil porque esta bem simplificado, viu só...bjo e obrigada, vou tentar me timerizar rsrs

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas menina,
    Eu realmente tenho mania de fazer tudo ao mesmo tempo agora, e acabo me desorganizando de alguma forma.
    Existem coisas que pra fazermos precisamos estar 100% concentradas, o que acaba me atrapalhando as vezes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Qndo a gente faz mta coisa ao msm tempo, nada sai direito... Até qndo to fazendo almoço eu prefiro fazer uma coisa de cada vez, depois, se precisar, dou uma esquentadinha no que foi feito primeiro. Senão não presta! rs

    ResponderExcluir
  6. Olá !!! Vim conhecer seu blog, gostei muito e estou seguindo.
    Tenho dois grupos de divulgação de blogs, seria muito bom que seu blog fizesse parte.
    Entre Blogs Grupo de Divulgação & Parceria Entre Blogs

    Bjuuuss

    Cris

    Convido a conhecer meus blogs:
    Blog Crescimento Cristão
    Crescimento Cristão - Maturidade

    ResponderExcluir
  7. Tenho andado distraída e talvez por isso não consiga mais fazer várias coisas ao mesmo tempo sem aprontar alguma...
    http://mulheresprendadasxmulheresmodernas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo