24 de setembro de 2013

Licor de cerejas

O licor é uma bebida que se caracteriza pela elevada proporção de açúcar, misturado com álcool e alguns princípios aromáticos extraídos de frutas, raízes, sementes, sucos, cascas de frutas ou do tronco, folhas e ervas aromáticas. Os licores podem ser reparados de diversas maneiras, desde os artesanais caseiros, cujas receitas foram passadas de geração em geração, até em escala industrial com processos e técnicas mais sofisticadas. O segredo da qualidade do licor está exatamente no equilíbrio de uma perfeita combinação da sua mistura, que resultará num produto integrado e harmônico entre cor, aroma e sabor.

O hábito de servir licor foi conservado no Brasil, por influência européia. Com a variedade de frutas, surgiram os licores de jabuticaba, pitanga, tamarindo, jenipapo e outras frutas regionais. 
Também surgiram novas maneiras de uso para os licores, que antes eram servidos somente após as refeições. Muitos licores passaram a fazer parte de drinques e coquetéis, além de entrarem em diversos temperos de pratos doces e salgados.
Por ser uma bebida doce, de sabor acentuado, a melhor hora para tomá­-lo é após as refeições. Ingeri-lo antes ou durante pode anestesiar as papi­Ias gustativas e interferir no paladar. Quanto à temperatura em que deve ser servido, as regras são bastante elásticas. A maioria dos licores são saboreados em temperatura ambien­te, mas podem ser resfriados ou até servidos com gelo, mas jamais devem ser  colocados no congelador, para que não percam o sabor original.
Por ser uma bebida doce, de sabor acentuado, a melhor hora para tomá­-lo é após as refeições. Ingeri-lo antes ou durante pode anestesiar as papi­Ias gustativas e interferir no paladar. 
Quanto à temperatura em que deve ser servido, as regras são bastante elásticas. A maioria dos licores são saboreados em temperatura ambien­te, mas podem ser resfriados ou até servidos com gelo. Também são utilizados em diversas receitas doces e salgadas.

Quer uma receita? Há muitas formas de preparo do licor que resgatados dos segredos dos avós, de antigas fazendas e de grandes licoreiros. Esta é uma receita caseira que pode ser utilizada em diferentes pratos e drinques.

Licor de cerejas.

Ingredientes
1 medida de açúcar
2 medidas de cerejas pode ser com caroço 
3 medidas de vodka

Modo de preparo
  1. Num frasco (ou qualquer outro recipiente de vidro e com tampa) devidamente esterilizado, colocar todos os ingredientes e agitar bem para misturar. 
  2. Guardar em local fresco e escuro como uma despensa. Durante os primeiros dias agitar algumas vezes para ajudar a dissolver o açúcar. Deixar repousar cerca de 2 meses.
  3. Ao fim desse tempo coar o licor para garrafas esterilizadas. Você já pode utilizar.

Um comentário:

  1. Adorei a receita.
    Gosto muito de fazer licores e presentear pessoas com eles.
    Lá no blog tenho receita de um licor de morango.

    Boa semana pra você.

    Ana Virgínia
    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo