14 de setembro de 2013

Passos para ter uma casa limpa e organizada

Quando a gente entende a diferença entre arrumar, limpar e organizar, percebe melhor a dinâmica de uma casa. As três etapas são importantes. O segredo é não deixar acumular.


1. Arrumação
A arrumação deve ser feita todos os dias e envolve uma rotina para que a casa esteja bem agradável . Se a casa não foi arrumada, logo se vê!

Para mim, estes são os itens básicos da arrumação:
  • Cozinha: pia limpa, louça guardada e fogão limpo, sem panelas, nada no chão, lixeiras limpas, panos de prato e de mão limpos e visíveis.
  • Sala: almofadas organizadas, tapete, mesa com vaso, nada espalhado pelo chão.
  • Banheiro: toalha, pia seca, piso seco, sabonete, papel higiênico, pasta de dente, cotonetes, guardados em seus respectivos lugares, cesto limpo, sem lixo.
  • Quarto: cama arrumada, roupas e calçados guardados.
  • Lavanderia: roupas sujas acomodadas em cestos, lixo no lixo, material de limpeza guardado, vassouras e outros acessórios limpos e guardados.
2. Limpeza
Envolve a limpeza de cada objeto exposto ou guardado. Todos os espaços: paredes, piso e teto, parte interna dos armários; roupas de cama, mesa e banho, roupas pessoais, calçados e bolsas. Tudo precisa ser limpo e revisado periodicamente. Cada um possui uma forma específica e utiliza material ou produto específico.
3. Organização
Para organizar é preciso seguir algum critério de categorização observando diversas variáveis como freqüência de uso, tamanho, cor, tipo, utilidade e funcionalidade. Cada coisa precisa ter seu lugar específico, por isso a organização é feita aos poucos, devagar, mas, constantemente.

O resultado ao longo do tempo?
Casa limpa, arrumada, cheirosa, agradável, organizada e linda!
Para mim, casa arrumada não é sinônimo de casa organizada e o contrário também é verdadeiro. Uma casa organizada pode não estar visualmente arrumada para todas as pessoas e nem pronta para ser capa de revista.
O que você acha? 

8 comentários:

  1. Acho que na teoria tudo é LINDO, mas sinto uma dificuldade ENORMEEE de manter tudo no lugar durante a semana!! =\ droga rs quero casa limpa arrumada e cheirosa

    As Melhores Amigas da Noiva

    ResponderExcluir
  2. Lendo esse post me dá ânimo de começar logo a arrumação aqui em casa. A minha está totalmente desarrumada e precisando de uma faxina séria, mas estou gripada e tentando evitar a poeira e uso de água para isso, porém do jeito que está não dá. Aproveitarei o feriado aqui em Alagoas para fazer pelo menos uma organização.

    Beijos e um ótimo fim de semana,
    Josy Santos
    http://muraldajosy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Para mim, organizar é o maior desafio!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a amiga Ana Paula, rs, bjs
    Meu blog: FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
  5. OLá Rô,acabou de conhecer o seu blog,e este é o 1° post q estou lendo,é concordo plenamente com vc em tudo.

    Eu considero minha casa,limpa e organizada,e até mesmo arrumada.Mas confesso q fico a maior parte do dia sozinha em casa,trabalho com artesanato na minha casa,mas tenho um cantinho pra isso,e a bagunça fica toda concentrada lá.A bagunça só se instaura mesmo quando meu marido chega,espalhando roupas e sapatos por todo lá.

    Vou te seguir.

    Bjinhooosss e boa noite.

    ResponderExcluir
  6. Passando pra fazer minha visitinha semanal e pra ler os posts atrasados que não li!
    Beijos, tenha um ótimo domingo e uma boa semana!

    www.mamaenadia.com

    ResponderExcluir
  7. Tô sempre tentando por a casa em ordem . E depois que ganhei a agenda da casa 2013 no sorteio estou colocando em prática umas dicas! uma abençoada semana Cecília

    ResponderExcluir
  8. Oi Rô,
    Lendo assim parece tão simples e facil, mas não é não rs

    Otima semana pra vc

    bj

    Val

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo