21 de outubro de 2013

Doces de Pelotas

Sabe por onde andei por esses dias? Estive em Pelotas a trabalho. Pelotas é um município brasileiro da região sul do estado do Rio Grande do Sul. A cidade é considerada uma das capitais regionais do Brasil e também a terceira cidade mais populosa do estado.


Quanto doce tem nesta cidade! Trouxe para casa uma caixa de doces. Uma delícia!
A história dos doces de Pelotas teve inÍcio durante o século XIX, quando as charqueadas locais enriqueciam os estancieiros.

Com dinheiro para comprar açúcar, produto caro à época, eles mantinham suas compoteiras e travessas sempre repletas de amanteigados, camafeus, quindins, ninhos, frutas em calda, geleias e compotas. 

As receitas vieram originariamente de Portugal, principalmente aquelas relacionadas com a produção doceira das freiras daquele país. 

Claro, sabemos que as coisas que mudam de país e, mais ainda, de continente, adaptam-se à nova realidade. Influência africana, pelo trabalho de escravas nas cozinhas coloniais, e regional, substituindo ingredientes que não se encontravam no Brasil, os doces pelotenses são hoje motivo não só de orgulho e deleite de quem produz ou saboreia, mas também de investimento em pesquisa e proteção histórica, para que as futuras gerações possam sentir o prazer de provar uma dessas iguarias! 

Você conhece Pelotas - RS?

2 comentários:

  1. hummm

    queria um agora...

    bjks

    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosely,
    Amo os doces de Pelotas.
    Tem uma família amiga de lá, e sempre que vem ao Rio trazem doces pra formiga daqui.
    Tenha uma ótima semana, beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo