28 de dezembro de 2013

Dicas para alhos e cebolas

Final de ano, férias, muito trabalho na cozinha com alhos e cebolas! 
Afinal, quem não gosta de uma comida caseira bem temperada?


Eu prefiro ter alho e cebola sempre a mão. Descascar e picar ou amassar no momento do preparo. Mas há quem não tem tempo de fazer isso.

Por isso juntei algumas dicas interessantes para facilitar o preparo de pratos caseiros. Sua família vai amar!

  1. Se você não tem paciência e nem tempo de descascar o alho toda  vez que prepara seus pratos, pegue a quantidade de alho que você vai usar durante a semana, descasque e esprema em um vidro, cubra com óleo e guarde na geladeira.Dura uma semana.
  2. Para descascar os alhos mais facilmente, leve-o ao microondas com um pouco de água por cerca de 10 segundos.
  3. Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo poderá ser utilizado depois como molho para saladas.
  4. Utilize saco plástico para guardar alhos, pois assim eles se conservam melhor.
  5. Quando a tábua de carne ficar com cheiro de alho, cebola ou peixe, esfregue-a com uma metade de limão, ou polvilhe bicarbonato de sódio. Enxague em seguida.
  6. Faça um tempero caseiro com 2 maços de cheiro-verde, 6 dentes de alho e 1 xícara de sal. Misture tudo no liquidificador por alguns segundos. Coloque em um vidro esterilizado e totalmente seco.
  7. Para tirar cheiro de alho e cebola das mãos, guarde sempre na geladeira um pouco de pó de café usado. Ele é excelente.
  8. Outra forma de tirar cheiro de alho das mãos é colocar as mãos debaixo da torneira sem esfregar e deixar a água retirar o cheiro.
  9. Para dar um sabor especial às batatas fritas, coloque duas rodelas de cebola um pouco antes de tirá-las do fogo.
  10. Se guardar na geladeira metade da cebola, evite que ela resseque passando sobre o corte um pouco de manteiga.Guarde em um pote bem fechado.
Como você faz com os temperos?

Um comentário:

  1. Adoro seus posts, sempre tem muita coisa legal e útil. Gostaria de comentar mais vezes, mas a correria do dia-a-dia não permite... Aproveito a oportunidade para desejar que vc tenha um excelente 2014 e continue compartilhando dicas maravilhosa!!

    Abraços,

    Débora

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo