Pular para o conteúdo principal

A manutenção de nossas roupas

Roupa bonita é aquela de ótima qualidade bem cortada e bem costurada. Mas para que sua aparência se mantenha por algum tempo é preciso fazer sua manutenção que inclui:
  • Ventilação - deixe a roupa ventilar antes de voltar ao guarda-roupa.
  • Lavagem adequada - separe a roupa entre branca e colorida e por tipo de tecido antes de lavar  para conservar melhor a roupa e não correr o risco de manchar.
  • Botões intactos - verifique sempre se os botões estão firmes. Quando comprar roupas novas, guarde os botões  que acompanham a peça em seu kit de costura, para trocar quando for necessário. Observe também caseamento se não ficou largo ou se não está sobrando  linhas soltando.
  • Sem linhas penduradas - quando alguma linha soltar não puxe. Utilize uma tesoura, que você pode guardar em seu kit no guarda-roupa.
  • Meias sem furo - costurar meias é bem chato, mas triplica a durabilidade se ela estiver em boas condições.
  • Sem costuras abertas - já observou alguém com uma costura soltando, é muito chato. Por isso observe bem a roupa antes de vestir. Costure a mão caso seja urgente. 
  • Sem zíper emperrado - para resolver o problema esfregue sobre ele (perto da alça) um sabonete novo e seco ou passe um lápis preto comum riscando para baixo e para cima, forçando em seguida o gancho para frente e para trás, até que comece a correr.


Tenha um kit de costura sempre a mão, de preferência no guarda-roupa para utilizar em casos emergenciais.
  • tesourinha de ponta e alicates de artesanato
  • alfinetes de cabeça, para prender alças ou fechar uma calça ou camisa
  • alfinetes de marcar ajustes
  • cola de tecido
  • colchetes e tic-tacs para serem costurados a mão
  • produtos para tirar manchas
  • escova de dentes para tirar sujeirinhas de fivelas e reentrâncias de acessórios
  • elásticos tipo de dinheiro para ajustar mangas que ficaram compridas
  • linhas claras e linhas escuras + botões extras
  • pinça ou alfinetão para passar elásticos por costuras
  • elástico
  • agulhas de costura a mão
Você tem alguma roupa que precisa de reforma? Não guarde novamente! Separe e deixe todas juntas para consertar assim que puder. De preferência, coloque em um lugar onde você sempre se incomodará pela sua presença, pois assim tomará logo uma providência.

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…