16 de março de 2014

Pedras que atraíram meu olhar

Muitas maneiras de utilizar as pedras com arte...




Pedra-sabão é o nome dado a uma rocha metamórfica, compacta, composta sobretudo de talco e de outros minerais como magnesita, clorita, tremolita e quartzo. É uma rocha de baixa dureza, por conter grandes quantidades de talco na sua constituição. 

Este tipo de rocha é muito utilizado em esculturas para a decoração, pela facilidade com que é trabalhada. É muito utilizada na construção de lareiras, também pela sua capacidade de absorver e distribuir de forma regular o calor.

No Brasil, especialmente no Estado de Minas Gerais, esta pedra é usada para a confecção de porta-jóias, panelas, canecas, taças de vinho, além de souvenirs para turistas e estatuetas de artesanato local.

Trouxe um relógio que está decorando minha cozinha. Lindo! 


A pedra sabão com a qual fazem esculturas diversas, podem ser compradas na feira de pedra sabão que fica em Ouro Preto, Minas Gerais. Via

Em Santa Cruz do Sul pude observar construções com tijolos de arenito, pisos e esculturas. Arenito é uma rocha sedimentar formada por grãos de quartzo e feldspato. É apreciada como material de construção há muito tempo, tanto por sua força e durabilidade quanto pela beleza inerente e coloração única. O arenito reconstituído é uma material de construção criado a partir da transformação de arenito quebrado e/ou reciclado um pó ou cascalho fino, que é então combinado com um agente adesivo de concreto e fundido, para criar de pedras ornamentais até paredes a casas e prédios.

Produtos à base de arenito reconstituído podem ser comprados nos fornecedores comerciais, mas aqueles que gostam de fazer seus próprios materiais podem fazer blocos de arenito reconstituído para uso em projetos de construção.


O arenito de Santa Cruz do Sul no Rio Grande do Sul com o qual fazem tijolos, calçamentos e esculturas. Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo