13 de abril de 2014

Cardápio para dietas diferentes

Cozinhar é uma das formas mais gostosas de demonstrar carinho e cuidado com alguém, alimentar quem a gente ama é um dos grandes prazeres da vida.  

Minha dieta é diferente.  Aboli definitivamente o trigo, o açúcar e os grãos. Faço a dieta paleo. Se você quiser saber tudo sobre ela está aqui.


Mas em casa vale a máxima, mesmo que você faça dieta, cuide com o mesmo carinho da dieta de quem você amaHomens, mulheres e crianças precisam de quantidades diferentes de calorias, mas é possível conciliar quando você vai para a cozinha. 

Se a gente relembrar os pratos que nossa mãe ou avó faziam, veremos que os pratos tinham arroz+feijão e a variação ficavam por conta da carne, legumes, verduras e frutas. A maior parte da comida era composta por cereais, legumes e verduras. Uma boa orientação nutricional é fundamental para todos.
Em casa eu programo o que é comum para a família, independente das dietas individuais:

Carnes – Um tipo e um modo de preparo para cada dia da semana. A variação fica entre carne bovina, suína, frango ou peixe.
Segunda-feira – bovino; Terça-feira – frango; Quarta-feira – suíno; Quinta-feira – bovino; Sexta-feira – peixe; Sábado – frango.
Grãos – Geralmente vario entre feijão rosinha, lentilha, feijão branco, creme de milho, grão de bico e feijão preto. 

Massas – Duas vezes por semana uma de massas (macarrão ou polenta) e pizza, no fim de semana. 

Legumes, verduras e frutas – São os da época, com preferência para os orgânicos. Batata doce, abóboras, mandioquinha, berinjela, repolho, brócolis, quiabo, couve e todas as folhas. Produtos da época ou orgânicos sempre são mais saborosos. Entre as frutas, a preferência é pelas vermelhas (morango, amora, cerejas).

Ovos - De preferência caipira em omeletes doces (com banana ou maçã com canela) e salgados em omeletes de frios, frango, bacon, queijos, tomate e salsinha.

Preferência total pela "comida de verdade" feita com muito capricho!
Créditos da foto

2 comentários:

  1. Isso não é dieta páleo (paleo não se come laticinios) mas valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Mari, eu não tomo leite in natura mas, como muitos queijos e manteiga! Isto é paleo segundo as indicações que podem ser encontradas aqui http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/
    Obrigada por sua participação.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo