29 de abril de 2014

Como controlar o cartão de crédito

Se você não sabe aonde está gastando tanto, tente fazer uma planilha e colocar as entradas e todos os gastos e veja se tem algo que poderia cortar. Fixe um valor mensal para os gastos e procure não ultrapassar.

Evite compras em muitas parcelas, prefira desconto a vista porque é fácil se perder nas parcelas. Marque todo mês em sua agenda, o número de parcelas que faltam para terminar, antes de fazer nova compra.  

No pagamento a vista você pode conseguir um desconto de 5% , mas, mesmo seja menos é melhor do que nada. Pode não ser fácil, mas é melhor tentar se disciplinar para guardar dinheiro e comprar a vista do que parcelar, principalmente se for com juros por não ter pago a fatura do cartão em tempo hábil. 

Tente não ir as compras com alguma carência emocional. Se formos comprar tudo que é bonito ou que gostamos não tem jeito. Sempre antes de comprar algo, respire fundo e pense se realmente vai usar aquilo. Se é tão útil assim. 

Também uso muito cartão e sei como é fácil a gente se descontrolar. Afinal não importa o quanto se gasta, o dinheiro que temos é sempre o mesmo. 

Ao longo do tempo aprendi que é melhor comprar com dinheiro na mão, porque quando você vê as notinhas indo embora, dá para sentir o impacto na hora da compra. Já no cartão, o sentimento é outro. Então, se quiser comprar e economizar, experimente ir ao banco, retirar dinheiro, e aí sim comprar. 

A mesma coisa pela internet, prefira imprimir o boleto, retirar o dinheiro e pagar antes. Dessa forma você pode até economizar para fazer uma viagem, ou comprar algo maior!

Deixe o cartão de crédito para compras grandes e eventuais.

Credito da imagem

Um comentário:

  1. Olá Rô
    Eu só conseguir me controlar depois que eu peguei todos os cartões e quebrei...hoje em dia, me dei ao "luxo/necessidade" de ter um só cartão, que fica guardadinho em casa, e só é usado em emergências.
    No meu caso, estava usando o cartão e a conta especial como segundo salário, e anti estress e foi o estopim pra decadência financeira.
    Hoje, me orgulho de ter conseguido me recuperar, mesmo assim para evitar qualquer recaída, eles ficam em casa, e procuro comprar tudo a vista, é melhor guardar o $$ e, não pagar juros abusivos.
    Desde já tenha um ótimo feriado.
    Beijos
    http://www.meucantinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo