30 de abril de 2014

Como transformar 5 receitas originalmente calóricas em saudáveis?

Optar por levar uma vida saudável não é uma escolha fácil. É preciso muito autocontrole para não jogar por água abaixo aquela semana inteira de exercícios e dieta quando vai chegando o final de semana. Mas fiquem tranquilas, para facilitar nossa vida trago aqui algumas dicas de como transformar aqueles pratos clássicos que matam a gente de vontade em menos calóricos. Em todos os pratos dá pra acrescentar alguns suplementos alimentares, aqueles tipo whey protein, que são concentrados em proteínas e vitaminas, isso já vai justificar você caprichar no prato que vai estar muito mais saudável e nutritivo.

Pizza
Para não perder a pizza do domingo à noite, escolha pizzas com massas finas e integrais, ou aquelas à base de claras que podemos fazer no forno. Mas você tem alguns talentos culinários e vai fazer em casa, melhor ainda, é só trocar metade da farinha comum pela integral, e ainda dá pra acrescentar aquele suplemento e turbinar a redonda! Na hora de rechear, coloque muitos vegetais e no lugar do queijo, já que não pode faltar, as melhores opções são o cottage ou mesmo o queijo branco. Veja aqui uma receita bacana de pizza integral para esse final de semana.

Bife à milanesa
Para temperar a carne reduzindo um pouco a quantidade de sal use temperos de ervas, você não vai perder nada no sabor. Na hora de empanar troque a farinha pela quinoa, que é um grão bem mais nutritivo e vai dar uma crocânica incrível, e também dá pra misturar um pouco de suplemento para aumentar ainda mais os nutrientes.

Hambúrguer
Para fazer um hambúrguer menos gorduroso é preciso usar a carne moída magra e em menor quantidade do que nas receitas tradicionais. Se você estiver em um momento bem saudável, dá para fazer um hamburguer vegetariano com legumes ou grãos (veja receita aqui). Para o hamburguer não ficar pequeno, é bom acrescentar um pouco de queijo cottage na “massa” para ajudar a compensar um pouco no tamanho, e também se recomenda muito colocar aveia, por ser rico em fibras e ajudar a saciar a fome. Ao invés de fritar, asse.

Lasanha
Um prato tradicional no almoço de domingo, quem resiste a uma boa lasanha? A melhor opção para uma massa saudável de lasanha é usar abobrinha ou beringela fatiadas, que são pobres em calorias mas ricas em nutrientes. Substitua o presunto por peito de peru e a mussarela por queijo branco. Dá pra fazer o molho branco com creme de leite light que também é bem pouco calórico. Vai sair uma lasanha saudável e deliciosa!

Risoto
Para o risoto continuar gostoso e ficar mais saudável é simples, use arroz integral no lugar do tradicional e não adicione manteiga como de costume, substitua por azeite extra virgem. Legumes e verduras estão liberados, e não precisa economizar nos temperos e ervas, mas deixe o queijo de lado. Se quiser, dá pra colocar um pouco de ricota, fica muito bom!

Com essas dicas, tenho certeza que vai ficar mais fácil manter uma dieta saudável, e o melhor de tudo, sem passar vontade. 

Crédito da foto

Um comentário:

  1. Oi Lindona, vou com um novo Blog. Me Segue e curta comigo essa nova aventura.
    coisasetal2014@blogspot.com
    Beijocas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo