27 de maio de 2014

Como organizar a despensa

Onde guardar, depende do espaço que você dispõe, a despensa não precisa ser grande. Porém, a forma de guardar deve ser a mesma, agrupada por categoria.


Se você organizar a despensa por categoria de produtos será mais fácil verificar quando é preciso ir as compras e saber se tem tudo o que precisa para suas receitas.

Não misture doce com salgados, enlatados com pacotes abertos ou abertos com pacotes fechados. A contaminação poderá ser geral.

Pacotes abertos devem ser guardados em potes ou vidros bem fechados e de preferência etiquetados. Como na primeira prateleira. Utilizo uma caneta para DVd para marcar a validade no fundo do pote. Retiro a marca com álcool.

Uma forma de organizar é separar em bandejas. Utilizo bandejas plásticas nas partes inferiores do armário. Facilitam a organização, o manuseio e a limpeza.

Como organizo

Primeira prateleira: grãos (arroz, feijões, lentilhas), farináceos(farinha de trigo, fubá, maisena, polvilho) e temperos (condimentos, sal grosso e sal ligth). Embalagens abertas guardadas em potes.

Segunda prateleira: bandeja de café, chás, chocolates, geléias, doces, lata de pacotes de açucar e os potes com café, filtro e açúcar.

Terceira prateleira: Itens para sobremesas e bolos; macarrões e enlatados e óleos, azeites e vinagres fechados.

Procuro não fazer grande estoque de alimentos para que os alimentos não estraguem nas prateleiras. Mas gosto de ter alguns itens de reserva para um preparo rápido, mesmo assim, se não cuidar bem pode estragar.

Temperos são um bom exemplo de desperdício. Tenho vários potinhos de mesmo tamanho para os condimentos que utilizo mais. Sempre recarrego. Os menos utilizados, precisam ser cheirados e observados de vez em quando. Se não houver cheiro, não haverá sabor. É preciso muita atenção.

2 comentários:

  1. Olá!
    Adorei as dicas...Fiz um balcao debaixo da pia e apesar do espaço ainda continua bagunçado, rsrsrs...vou organizar dessa maneira, na próxima ida ao mercado irei comprar essas cestinhas e uma bandeja...
    Valeu...
    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  2. Alessandra, essas bandejas e cestos são muito práticas para agrupar os itens. Quando você quer encontrar algo é só retirar a bandeja específica. As coisas não se perdem na bagunça.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo