Pular para o conteúdo principal

Como organizar a limpeza e a organização da casa

A falta de tempo dificulta a organização e a limpeza da sua casa? 

Tudo está uma bagunça e você não sabe nem por onde começar? Pode parecer pouco importante, mas criar uma lista de afazeres e dividir as tarefas de acordo com a sua rotina é a melhor maneira de se organizar e ainda dispor de tempo para a família e o lazer. Veja a seguir, algumas dicas para transformar a arrumação da casa em uma tarefa mais eficiente e menos demorada! 




Com a correria do dia a dia é um desafio dar conta dos inúmeros afazeres domésticos como lavar roupa, tirar pó dos móveis, limpar o chão, a geladeira entre tantos objetos que temos em casa. O trabalho de arrumação da casa parece não ter fim, não é verdade? Mas, você já pensou como dividir as tarefas em uma lista pode facilitar a organização da casa?

Criar um cronograma de limpeza semanal, quinzenal, mensal e até mesmo semestral permite organizar as tarefas domésticas por ordem de prioridade. Para algumas pessoas pode parecer exagero esquematizar a limpeza da casa desta maneira, mas para quem tem um cotidiano atribulado não existe solução melhor.

Porém, é necessário adequar o cronograma de limpeza de acordo com a rotina da sua família, assim você cria metas realistas que se acomodam bem aos seus horários de trabalho e lazer. Fazer isso não é difícil. Veja alguns exemplos:

Dicas eficientes de arrumação rápida diária
Defina uma lista com as tarefas domésticas que precisam ser realizadas diariamente como:
Arrumar as camas
Arejar a casa
Cozinhar
Lavar a louça
Limpar o fogão
Higienizar o vaso sanitário e a pia do banheiro
Retirar o lixo da cozinha e banheiros
Lavar e recolher as roupas

Com as tarefas em mente fica muito mais fácil distribuí-las ao longo do dia. Dessa forma, faça o que for mais conveniente tanto no período da manhã como no fim do dia, sempre em conformidade com seus horários disponíveis. Se a sua manhã é corrida, você pode preparar o jantar em  quantidade suficiente para o almoço do dia seguinte. Se a coleta de lixo é feita na parte da manhã, esvazie as lixeiras da casa na parte da manhã, daí por diante.

Para quem não gosta de deixar acumular toda a faxina em um dia só, a dica é listar os afazeres e dedicar 30 minutos diários para cumpri-los, dividindo a limpeza da seguinte maneira:
Segunda: Salas
Terça: Cozinha e lavanderia
Quarta: Quartos
Quinta: Banheiros quintal e jardim
Sexta: Ambiente de trabalho (escritório, atelier, studio, etc)
Sábado: Família
Domingo:  Descanso

Se achar que desta forma não funciona para a rotina da sua casa, você pode ainda dividir a limpeza semanal em duas partes, deixando o que for mais conveniente para o início da semana e o restante para o fim. Por exemplo, você pode fazer a faxina mais leve na terça e deixar uma mais profunda para o sábado, quando tiver mais tempo.

Início ou meio da semana
Higienização rápida dos banheiros
Troca da roupa de cama e banho
Lavagem da roupa
Varrer e passar pano rápido nos dormitórios, sala e cozinha

Fim da semana
Tirar pó dos moveis da casa
Limpeza dos quartos e da sala
Passar aspirador nos estofados e tapetes
Esfregar o chão da cozinha
Higienização das lixeiras da casa
Lavar o banheiro
Lavar a roupa

Rotina para a lavagem de roupas
Se sua família é grande e com crianças em idade escolar também é importante estabelecer uma rotina para que todos tenham opções de roupas limpas durante a semana toda. Para definir o número de lavagens semanal é necessário considerar:
Capacidade da máquina de lavar
Quantidade de roupa suja (incluindo lençóis e roupa de mesa e banho)
Frequência com que você precisa ter roupas limpas
Espaço disponível para secar a roupa

Depois que fizer esse cálculo, estabeleça quais os dias da semana ficam melhor para lavar e passar, de forma que ambas tarefas atendam bem à rotatividade das roupas da família, assim não há risco de ninguém ficar sem ter o que vestir.

Limpeza quinzenal, mensal e semestral
Depois que se adaptar bem a sua esquematização de limpeza e organização semanal, você pode partir para a criação de um cronograma de faxina quinzenal, mensal e semestral. Fazer o planejamento da limpeza por meio de listas é bem útil tanto para quem tem ajudante em casa, como para quem faz a faxina.

Veja a seguir alguns exemplos de listas de limpeza para servir de inspiração. É claro que você não precisa seguir tudo a risca, a ideia é adaptar essas tarefas sempre de acordo com as prioridades de sua casa.

Limpeza prática quinzenal
Limpar as portas dos armários
Limpar os eletrodomésticos da cozinha
Lavar o filtro do exaustor/depurador
Limpar o forno e o microondas
Limpar a geladeira por dentro
Limpar os vidros, portas e janelas
Limpar os azulejos
Lavar as partes removíveis do aspirador
Cuidar das plantas

Limpeza prática mensal
Lavagem de manutenção da máquina de lavar
Virar e aspirar o colchão
Trocar a colcha ou a capa do edredom
Colocar o edredom e os travesseiros para arejar ao sol
Limpar o freezer por dentro
Escolha um armário da casa para limpar e organizar por dentro
Aparar a grama

Limpeza prática semestral
Lavar cortinas e tapetes
Lavar edredom e capas de travesseiros
Lavar as capas das almofadas
Limpar os lustres
Limpar a garagem

Dividir para não sobrecarregar
Antes de terminar, vale lembrar que delegar tarefas é uma questão muito importante. Procure dividir os afazeres domésticos entre todos os membros da família. Há tarefas listadas acima que as crianças podem ajudar. Além de não sobrecarregar apenas uma pessoa só da casa, fazer a limpeza em família pode ser divertido. Coloque uma boa música para tocar e convide os demais para entrar na dança, ou melhor na faxina. Participar da arrumação da casa, é também uma forma de fazer com que toda a família priorize a organização da casa.

Se você prefere uma ajuda eficaz, a Agenda de Casa  tem tudo esquematizado por dia, e ainda traz uma ajudinha no cardápio diário. Se você preferir, a Agenda de Casa tem esse método pré agendado, com sugestões de cardápio diário. Invista na organização da casa. 

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os licores famosos e como servir

Licor é uma bebida antiga que tem base de destilado, é aromatizado e possui no mínimo, 20% de açúcar. Os mais famosos do mundo vem da Europa porém, há registros históricos sobre povos antigos que consumiam algum tipo de bebida semelhante ao licor. 
Licores mais famosos do mundo •   Amaretto Disaronno (Itália): o licor de amêndoas •    Frangélico (Itália): avelã •    Pisa Nut Liqueur (Itália): avelã •    Vermeer Dutch Chocolate Cream (Noruega): chocolate •    Kahlúa (México): café •    Tia Maria (jamaica): café •    Chambord (França): Framboesa •    Maraschino (Itália): Cereja •    Limoncello (Itália): limão siciliano •    Midori (Japão): melão •    Sortilége (Canadá): maple •    Cointreau (França): laranja •    Grand Manier (França): laranja •    Bénédictine (França): ervas em fórmula secreta criada em 1510. •    Chartreuse (França): fórmula secreta a base de ervas •    Jägermeister ( Alemanha): Feito desde 1878 leva 56 tipos de ervas •    Pernod (França): anis •    Sambuca Romana (Itália): anis e uma c…

Roupas de ficar em casa

Tenho o hábito de me arrumar pra ficar em casa. Gosto de me arrumar logo cedo, antes de sair do quarto, passo um creme com protetor solar e um pouco de base, um batom tom de boca e um lápis de sobrancelha. Uso roupas de ficar em casa.

A primeira parte do meu dia é cuidar do café da manhã de casa, guardar tudo que está fora de lugar e arrumar a casa. Depois  de olhar agenda. Almoçamos juntos em casa. 
Aí, me arrumo para resolver as atividades fora com um look mais arrumado. 

Quais é a roupa mais adequada para ficar em casa?

Roupa de ficar em casa é roupa feita de tecido gostoso e confortável, que não aperta, que fica soltinho, que permite movimentos, que deixa a gente bem quentinha (no frio) ou mais a vontade no maior calor. Pode ser calça de moletom ou de plush, camiseta, vestidinho de viscose, de malha ou de algodão. Também pode ser casaco ou shortinho jeans, pode ser cáftan, pode ser de sapatilha, tênis ou melissa… 

A roupa de casa deve permitir além do conforto, deixar a gente preparada…

Etiquetas lindas para imprimir

Hoje, depois de fazer minhas atividades agendadas, vou imprimir etiquetas para fazer uma arte.  Não será exatamente esta, mas é muito parecida.

É só escolher e imprimir as etiquetas.
Você pode imprimir em papel couché, furar e amarrar uma fita para uma lembrancinha.
Pode também colar em vidros, caixas ou onde quiser.

Inspirou?
O que você gostaria de etiquetar?
Escolha a sua aqui:  http://blog.worldlabel.com

Como organizar o material de limpeza

Quando você passa algum tempo sem organizar os materiais de limpeza, parece que muitos frascos procriaram. Você encontra muitos sem nenhuma função e até produtos fechados que comprou em alguma promoção e esqueceu. Qualquer material de limpeza que você não usa pode ser doado para algum lugar onde possa ser aproveitado.

Como organizar o material de limpeza
Junte todos os produtos de limpeza que você tem em casa e analise cada um. Separe aqueles que são essenciais e guarde juntos em uma prateleira. Eu gosto de organizar meus produtos em bandejas redondas pois como ficam no alto, posso girar e buscar o que me interessa na bandeja, sem precisar de escada.
Nem todos os produtos que você tem são necessários para a limpeza da sua casa. O material de  limpeza só tem valor se for usado. Se há algum produto no armário que ainda nem foi aberto, abra-o e utilize-o até o fim, mantendo minuciosamente limpos todos os espaços de armazenamento de sua casa.

As bandejas redondas


As bandejas que utilizo pa…

Onde estão as pilhas? Como guardar pilhas em casa.

Nossos aparelhos domésticos e de trabalho, controles remotos, brinquedos e vários equipamentos utilizados no dia a dia necessitam de pilhas para funcionar. Quando a pilha acaba é um transtorno se não houver reserva disponível. Porém, o armazenamento deve ser feito com critério, guardar novas com novas e usadas com usadas, porque quando guardadas juntas, as velhas roubam energia das novas.
Formatos e nomenclaturas A pilha no formato AA ou 2A é a mais comum de todas. De tamanho médio, geralmente é utilizada em relógios de parede, brinquedos e lanternas. Já a pilha AAA, também chamada de 3A ou pilha palito, é a menor, com frequência utilizada em controles remotos e MP3 players, onde o espaço é reduzido. Ambas têm a mesma voltagem (1,5v) e a diferença fica apenas no tamanho. Além das mais utilizadas, existem também as pilhas C (formato médio) geralmente usadas em lanternas pequenas. Também existem no mercado as pilhas D (formato grande), que normalmente são utilizadas em lanternas maiores…